06/04/2009

Análise da Sondagem Semanal


Ultimamente o nosso “Sem Espiga” tem alcançado números de visitantes acima dos 100, algo inédito na história deste blogue que, nos seus primeiros três meses de actividade era visitado, em média, por cerca de 50 pessoas / dia. O número de visitantes duplicou (ou talvez até um pouco mais) e tornou-se imperativo para nós, perceber o perfil de quem nos visita.

Entenda-se “perfil” como o grau de conhecimentos e de adaptação a uma vida isenta de glúten. Certamente que muitas dúvidas serão comuns mas, ainda assim, alguém que iniciou a dieta há menos de um ano terá, certamente, mais dúvidas do que alguém que há mais de vinte anos convive com a DC.

Procurando adaptar o nosso blogue às necessidades reais de quem nos consulta, verificámos que uma grande percentagem dos nossos visitantes, cerca de 69%, pratica uma dieta isenta de glúten há menos de três anos. Tal facto pode dever-se a factores como o maior número de diagnósticos na actualidade, fruto do aumento do interesse e dos conhecimentos na área de especialidade da DC e que, consequentemente, é transmitido aos profissionais de saúde. Outra explicação é o facto das pessoas com mais necessidade de informação serem aquelas que há menos tempo convivem com o seu diagnóstico, permanecendo ainda numa fase de adaptação às restrições alimentares. Curioso salientar o facto de que 32% dos visitantes conhece o diagnóstico há menos de um ano.

As baixas percentagens de votação obtidas nos períodos temporais superiores a três anos demonstram, claramente, que o diagnóstico da DC era pouco frequente há alguns anos atrás sendo que, somente os mais “sortudos” se deparavam com um médico capacitado para a realização do diagnóstico certeiro. Por outro lado, como acima referido, devemos considerar o facto de estas pessoas sentirem uma menor necessidade de informação.

A APC Jovem conclui, após analisar estes números, que nenhum tema está gasto uma vez que, diariamente, o número de visitas aumenta e a percentagem de celíacos com pouco tempo de diagnóstico é elevada.

Não se esqueça que necessitamos do seu contributo para poder melhorar e ir de encontro aos seus interesses. O nosso objectivo é servir a comunidade celíaca da melhor forma possível. Apelamos, por isso, ao seu voto na sondagem da próxima semana, ainda no rescaldo do Encontro Nacional em Vendas Novas.

APC Jovem

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Quero apenas salientar o facto de que as pessoas diagnosticadas à mais tempo são realmente "sortudas". Eu, por exemplo, tenho 22 anos e fui diagnosticada com cerca de um ano de idade porque um médico estagiário "se lembrou" que os sintomas se assemelhavam à DC, após um período de internamento de vários meses, preenchido por análises e exames sem fim previsível. Foi, portanto, por acaso que fui diagnosticada tão cedo o que me poupou alguns dissabores...

Mamã Cris disse...

Na minha opinião, os resultados das vossas sondagens e o nº de visitas que o Blogue da APC Jovem recebe, deve-se ao excelente trabalho na partilha de informação e nas iniciativas propostas. Eu pessoalmente dou uma "espreitadela" quase todos os dias...Infelizmente não pude comparecer em Vendas Novas, por motivos de trabalho, mas tentarei ir ao próximo encontro. Gostaria também de ver a APC representada em outros eventos, até mais generalistas. Por exemplo, uns amigos estiveram na Sierra Nevada, na passada semana, onde decorria um tipo de feira medieval, onde visitaram um pequeno stand,para celíacos, de comida e doces sem gluten...