17/07/2009

Trigo Sarraceno

Dando seguimento ao tema levantado pela sondagem efectuada em Abril, sobre qual o cereal/grão/fruto sem glúten mais consumido pelos leitores do blog, e ao post de dia 13 de Maio sobre o millet, falamos hoje do trigo sarraceno.

O trigo sarraceno, também conhecido por trigo mouro, é, na verdade, um fruto seco da família dos morangos, mais precisamente das suas sementes, não contendo glúten. Apesar do nome utilizado e da sua finalidade, este grão não é um cereal, sendo mesmo chamado de ‘pseudo-cereal’ para enfatizar o facto de não estar relacionado com o trigo.

O trigo sarraceno foi inicialmente domesticado e cultivado no Sudeste da Ásia, tendo depois sido trazido para a Europa. Os dados quanto ao início da domesticação e produção deste grão não são concordantes, daí que não seja possível determinar um período concreto. Actualmente, os principais produtores são a Rússia, Finlândia, China, Alemanha e Áustria.

Em termos nutricionais, contém óptimas propriedades. Tem 11% de proteína, oito aminoácidos essenciais e é dos poucos bens alimentares a conter lisina (um aminoácido com influência no crescimento e restauração dos tecidos). É rico em vitaminas do complexo B e em minerais, como o zinco, o fósforo, o magnésio, o ferro e o cobre. O seu armazenamento é algo a ter em atenção, visto ser muito rico em óleos essenciais, que se podem tornar rançosos, devendo ser mantido longe da luz e em embalagens sem ar.

Entre os seus fins terapêuticos, são de destacar o tratamento da obstipação e o aumento da circulação periférica. Como torna os capilares mais tónicos, ajuda no combate aos derrames ao nível dos membros inferiores e é ideal para o cansaço mental e físico. No entanto, é contraindicado em casos de febre ou para pessoas com problemas nervosos e de ansiedade.

Em Portugal, o trigo sarraceno é vendido em hipermercados e dietéticas, sob a forma de farinha, sendo também encontrado na composição de pão, cereais e bolachas sem glúten. É de referir, mais uma vez, a importância de confirmar com o fabricante e/ou distribuidor a ausência de contaminação nas linhas de produção sempre que não se tratem de produtos de marcas específicas sem glúten.

Vanessa D.

16 comentários:

Valdemar Jr. disse...

Olá! Eu sou produtor e plantei o trigo sarraceno mas não conheço o seu mercado não sei onde vender, aqui em Goias ninguém sabe me informar sobre.
Se você ou alguém que ler souber alguma coisa que possa me ajudar nesse assunto; ficarei grato

poste aqui pois acompanharei diariamente

Obrigado

Sol disse...

Valdemar:

Os celíacos são um bom mercado para a compra do trigo sarraceno, no entanto, caso pretenda fornecer trigo sarraceno a celíacos existem alguns requisitos que tem, obrigatoriamente, que cumprir! Uma vez que me pareceu ser brasileiro, seria um bom início começar por contactar a associação de celíacos do brasil!

Carmen

Anónimo disse...

Olá Valdemar de Goias. tenho interesse em seu trigo sarraceno.mande-me um e-mail que vc encontra no site www.ecobio4.org
sds Dorval

Anónimo disse...

Olá Valdemar, tenho interesse em seu trigo. por favor entre em nosso site para contato. www.ecobio4.org SDS. Dorval

francisco disse...

francisco.
eu compro mourisco, aqui no pr, contato chicovieira@pop.com.br, um abraço.

francisco disse...

valdemar. entre em contato, quero saber, quant, preço, qualidade , umidade etc.
chicovieira@pop.com.br

Unknown disse...

Oi; Valdemar, sou nutricionista e me entereço em saber como vc esta ou vai vender o trigo serrceno pois estou desenvolvendo receitas insentas de gluten, visando qualidade de vida à pessoas celíacas.envio meu e-mail para q me contate.

elciracardoso@hotmail.com

Unknown disse...

Valdemar,

Tudo bem?
Gostaria de ter mais detalhes sobre o trigo sarraceno por gentileza vc pode entrar em contado bispo_rr@hotmail.com.

abs

Roderley

Rosa Mística disse...

também necessito de informações valdemar
enviar email para atendimento@bemnutriralimentos.com.br

Gledson-AGROVIDA disse...

Meu nome é Gledson, tenho uma empresa de fertilizantes aqui em Formosa Go e comercializo o Trigo Mourico(sarraceno) peço que se houver alguem interessado(a) entrar em contato 61-9944 6931 ou gm.agrovida@hotmail.com obrigado.

Erica disse...

Ola Valdemar ,estou interessada em seu produto,favor entrar em contato!deixe o seu tel ,eribru-newlife@hotmail.com
Grata

Anónimo disse...

Olá, waldemar,
entre em contato comigo. Estou em Goiânia. Gostaria de conhecer a plantação. Sou pesquisador de abelhas e alguém me disse que gostaria de ter produtor desse mel.
pode responder para meu e-mail - mariosanchez@mariosanchez.com.br

AGROVIDA disse...

A empresa AGROVIDA é uma empresa situada no municipio de Formosa go e tem como pratica a comercialização e contrato de safra de trigo mourisco(sarraceno)estamos na reta final de estoques desse produto e ja estamos abrindo contrato de parceria de plantio a quem interessar favor entrar em contato no tel-61 999632241 ou gm.agrovida@hotmail.com grato a todos.

Unknown disse...

Sr.Valdemar, temos interesse no seu produto, estamos comprando trigo sarraceno, favor entrar em contato sementespozza@hotmail.com ou pelos fones 54-3392-1081/1135 ou 54-9974-7320 falar com Evandro. Obrigado

Anónimo disse...

Olá
Sr
Waldemar
Estou comessando moagem de trigo sarraceno para fazer farinha, que preço consegue fazer hoje.
aguardo seus comentarios
att
FRANCISCO

Unknown disse...


Sr,Valdemar
Quanto custa o trigo hoje, estou iniciando moagem de trigo sarraceno no parana onde vou introduzir em minha fabrica de paes o trigo sem glutem na fabricação de paes,
aguardo seus comentarios
Desde já agradeço
att
Francisco