22/07/2009

Questões Sem Glúten - análise

Esta semana perguntávamos aos leitores do Sem Espiga se sentiam que a doença celíaca condicionava as suas viagens para fora do local em que vivem. A esta questão responderam 30 votantes.


A maioria dos votantes (40%) referiu que, embora sentisse bastantes dificuldades, não prescindia de uma viagem pela questão alimentar. Continua a não ser fácil para os celíacos deslocarem-se para fora do local onde moram, onde têm a sua cozinha, a sua despensa e as lojas e restaurantes que conhecem. Estar noutro local implica a procura dos locais de venda de produtos sem glúten e de restaurantes onde seja possível que lhes preparem uma refeição livre de glúten.

A segunda opção mais votada (26%) indicava que o leitor não sentia que as suas viagens fossem condicionadas por ser celíaco, pois levava consigo as suas refeições. As várias formas actualmente disponíveis para transportar os alimentos com refrigeração, e a possibilidade de encontrar espaços (por exemplo, hotéis) onde as refeições possam ser conservadas e aquecidas, tornam acessível esta opção, facilitando a viagem.

A terceira opção mais votada (23%) indicava que o leitor prescindia de algumas viagens pelas dificuldades em fazer refeições isentas de glúten fora de casa. E 1 votante referiu que as dificuldades que encontrava a/o levavam a prescindir por completo de viajar. São muitas as dificuldades que os celíacos podem encontrar quando pretendem fazer uma viagem para longe dos locais que normalmente frequentam: falta de informação sobre pontos de venda e restaurantes, ausência de pontos de venda de produtos sem glúten, dificuldade em conservar refeições, e mesmo dificuldade de comunicação quando se está num local onde não se fala Português, ou num local onde não há qualquer conhecimento ou sensibilidade sobre a realidade dos celíacos, o que pode ser uma experiência semelhante a não conhecer o idioma local.

2 votantes referiram que encontram boas alternativas nos locais para onde viajam. A Internet é provavelmente a fonte de informação mais acessível, e existem várias páginas em Inglês que fornecem informações úteis, que vão de listas de restaurantes e pontos de venda a cartões em várias línguas com informação sobre doença celíaca: a página da Coeliac Youth of Europe (www.cyeweb.eu), a página Celiac Travel (www.celiactravel.com) e a página Gluten Free On The Go (www.glutenfreeonthego.com).

Boas viagens - sem glúten!


2 comentários:

Marisa disse...

Durante esta analise, nao estava em casa, lá está fui de férias, de tal modo que não pude votar, mas deixo aqui a minha experiencia.
Tenho a dizer que fui recentement de férias para uma quinta e de modo nenhum a questao de ser celiaco me atrapalhou, alias nunca me condicionou nenhuma viagem, levei por precaução toda a alimentação necessaria e passei as minhas ferias como toda a gente.
Também este verao fui uma semana de intercambio para a alemanha, a familia foi informada e decorreu tudo normalmente, tinham sempre o cuidado de me perguntar o que podia comer e ir comprar coisas sem gluten para mim.
Por isso acho que nunca se deve deixar que a DC vos impessa de viver as merecidas férias, só é preciso saber fazer as coisas :D

Bjinhos e boas férias.

Filipe Gomes disse...

Obrigado pelo teu comentário, Marisa. Boas viagens :)