15/07/2009

Questões sem glúten - análise

No sentido de conhecer um pouco melhor os celíacos que consultam o nosso blogue, perguntámos se para além da DC, os nossos leitores celíacos seriam portadores de outra condição que implicasse restrição alimentar.

Esta semana tivemos 30 votantes que responderam à questão sem glúten. Destes, uma clara maioria (73%) respondeu que não tem qualquer outra restrição alimentar. Parece-nos um dado revelador que a maioria dos celíacos tem “apenas” que cumprir a dieta sem glúten, o que poderá “descansar” os recém-diagnosticados.

De realçar a “curiosa” percentagem da alergia/intolerância a vários alimentos para além do glúten com 13%, podendo surgir como possíveis intolerâncias paralelas, a intolerância à lactose, à proteína do ovo e nas alergias, a alergia ao glúten e a um conjunto alargado de alimentos como morangos, amendoins. Dentro desta percentagem poderá estar englobado ainda celíaco(s) com doença de Crohn, situação não tão pouco rara e que restringe a alimentação do indivíduo para além do glúten. A alergia/intolerância a um alimento para além do glúten obteve apenas um voto (3%).

Os diabetes, hipertensão ou colesterol/triglicerídeos elevados obtiveram 6% das respostas, mais uma reduzida percentagem que possivelmente corresponda a celíacos com uma idade mais avançada e com causa independente da DC e não como consequência desta.

Outra condição clínica ou outra convicção filosófica religiosa obteve apenas um voto (3%). Gostaríamos que quem escolheu esta opção e caso fosse essa a sua vontade, nos dissesse através de um comentário ao post que condição é esta.

Sem qualquer voto, esteve a opção vegetarianismo/veganismo, parecendo-nos revelar que os celíacos não pretendem condicionar ainda mais a sua alimentação para além da dieta que estão obrigados a seguir.

Gostaríamos de poder contar com o seu comentário que pode ser através do relato da sua história, alguma particularidade da DC despertada através da questão semanal ou outro tipo de ideia que queira partilhar. Este blogue é feito por e para celíacos e ficamos muito contentes que semanalmente possamos contar com celíacos que não dispensam participar nas nossas votações mas também achamos importante receber as suas considerações acerca das sondagens.
Participe! Temos todos a aprender uns com os outros.

1 comentário:

Inês disse...

OLá!
Sou celíaca e tal como a minha família do lado paterno, sofro também de hipercolesterolémia familiar, para a qual faço medicação (sinvastatina) à 2anos. Tal condição não deriva portanto da DC, visto que sou a única com tal doença na família. Não se deve também à idade pois tenho apenas 22anos e a hipercolesterolémia foi-me diagnosticada aos 14. Contudo, gostava apenas de realçar, que a combinação colesterol elevado e DC não limita assim tanto a minha vida. A opção por alimentos menos ricos em gordura e o aumento do exercício físico (além da óbvia exclusão do glúten), acabam por tornar a minha alimentação mais saudável.
Beijocas