22/07/2009

As outras doenças dos celíacos: Doenças da Tiróide

A doença celíaca está associada a várias disfunções auto-imunes tais como a diabetes insulino-dependente, o síndrome de Sjögren, a doença de Addison e doenças da tiróide.

Justificar completamente
A tiróide é uma pequena glândula em forma de borboleta, e localiza-se no pescoço. Produz hormonas que controlam o metabolismo do nosso corpo.
Quando a actividade da tiróide está diminuída, podem surgir sintomas como fadiga, sensibilidade ao frio, pele seca e aumento de peso; a este estado chamamos hipotiroidismo. A condição inversa, de uma actividade tiroideia aumentada, denomina-se hipertiroidismo. Este pode provocar sudação excessiva, intolerância ao calor e irritação, entre outros sintomas. Casos ligeiros de hipo ou hipertiroidismo podem não manifestar sintomas.

Um hipo ou hipertiroidismo, ou uma inflamação da tiróide (tiroidite), podem estar associados a doença celíaca. Quando é esse o caso, a introdução da dieta isenta de glúten geralmente leva a que os sintomas de doença tiroideia melhorem.

Coloca-se a hipótese de que esta associação entre doença celíaca e doença tiroideia se deva a traços genéticos ou imunológicos comuns, nomeadamente no que toca à relação entre doença celíaca e tiroidite auto-imune (Elfström P. et al, 2008); um tipo comum de tiroidite auto-imune é a tiroidite de Hashimoto.
Os anticorpos anti-transglutaminase poderão talvez provocar lesão tiroideia, dado que a enzima transglutaminase também existe na tiróide (Naiyer A. et al, 2008).

Com este pequeno texto sobre a relação entre doença celíaca e algumas doenças da tiróide concluimos a série de textos que pensámos para uma primeira abordagem às doenças associadas à doença celíaca.

O nosso blogue constrói-se também pelo feedback que vamos recebendo dos seus leitores. Portanto, caso tenha sugestões para novos textos, caso haja aspectos que gostaria que fossem abordados, sobre este ou outros assuntos, fale connosco!

4 comentários:

Ju disse...

Achei interessante este blog, tenho tireoide e a minha é hipor, queria saber quais as causas de uma pessoa ter a tireoide? Sí não engordo, porque eu controlo a minha alimentação e faço atividade física.
Quero saber mas neste assunto.

Filipe Gomes disse...

Cara Ju,

A melhor fonte de informação é o seu médico, ele é que a conhece bem, pode examiná-la e estabelecer um diagnóstico.
O hipotiroidismo pode ter várias causas: tiroidite de Hashimoto, terapia com iodo, carência de iodo na dieta. Mais uma vez, é o seu médico que lhe poderá dizer qual a causa mais provável do seu hipotiroidismo.

Obrigado pelo seu comentário.

Anónimo disse...

Eu desde os 12 anos que era seguido pelo hospital de santa maria em Lisboa por motivo de ter valor muito elevados nas trassiminases pensando no pior hepatite B e outras e muitas outras doenças de fígado. Fiz algumas biopsis ao figado e sempre resultados negativos, umas boas centenas de analises ao sangue uma das quais á doença CELIACA e qual foi o resultado?... NEGATIVO e continuando a pesquisa das causas da minha doença com sintomas de mau estar e algumas colicas nada de diarreia nem de abdomen inchado.
Só aos 28anos extrairam a visicula e fiz uma biopsi e descobiram que eu era CELIACO. Hoje com 33 anos já passei por muitos anos a sofrer de mau estar e colicas e mesmo psicologicamente. Mas as causas dos valores aumentados das trasiminases era devido á doença celiaca, que manifestava-se no figado. Por isso atenção que que tambem á outras doenças de celiacos no figado. Muito Obrigado e força para o vosso grupo de jovens.

Luz disse...

Também tenho problemas na tiroide, criei um blog recente onde vou descrevendo as etapas que vou passando atiroidedamel.blogspot.com