08/07/2009

As outras doenças dos celíacos: Dermatite Herpetiforme

As doenças associadas à doença celíaca constituem um assunto importante e extenso. Este é o primeiro de uma série de textos sobre essas doenças, textos esses que serão publicados nas próximas quartas-feiras.

A dermatite herpetiforme é uma erupção cutânea crónica e recorrente, que produz uma comichão intensa. É associada à doença celíaca e a depósitos na pele de um tipo de anticorpo, a imunoglobulina A (IgA). Ocorre mais frequentemente entre os 30 e os 40 anos. 80% dos doentes com dermatite herpetiforme têm também lesões intestinais devidas ao glúten; um terço apresenta doença tiroideia.


Os doentes celíacos são portadores de anticorpos contra as enzimas transglutaminases; estes anticorpos circulam como complexos imunes (anticorpo associado ao respectivo antigénio, a transglutaminase), que se depositam na pele. Os anticorpos activam estruturas do sistema imunitário que provocam lesão dos tecidos cutâneos. Estas lesões distribuem-se simetricamente e as regiões do corpo mais frequentemente atingidas são os cotovelos, os joelhos, as nádegas, as costas e a nuca. As lesões cutâneas agravam-se com a ingestão de iodo (presente no marisco) e de glúten.

O diagnóstico faz-se com base na história clínica, no exame físico e na biópsia das lesões cutâneas, e de forma complementar com a pesquisa de auto-anticorpos no sangue.
O tratamento consiste em fármacos para as lesões da pele (o mais usado é a dapsona) e na dieta isenta de glúten. A resposta das lesões à introdução da dieta é lenta.

O termo "herpetiforme" refere-se à semelhança entre as lesões da dermatite herpetiforme com as lesões provocadas pelo vírus herpes; contudo, não há qualquer relação entre dermatite herpetiforme e vírus herpes.


Na próxima quarta-feira: Depressão.

1 comentário:

zedascouves disse...

Olá,

como deixaram de fabricar em PT a dapsona, alguém sabe de uma alternativa? Até agora só sei da importação, mas o preço é proibitivo!