16/09/2009

Questões Sem Glúten - Análise


Como se sabe, a APC tem sede em Lisboa o que pode fazer parecer que o contacto, acompanhamento e suporte entre a associação e os sócios, fora desta região, não seja a que estes intervenientes mais desejam. Pensamos que tem havido um esforço de contacto entre ambas as partes. Por parte da associação, por exemplo, há a preocupação de, sempre que possível, realizar os Encontros Nacionais em locais que ainda não tenham recebido esta organização e, por parte de alguns sócios, tem havido a manifestação da importância da formação, nas regiões onde habitam, de grupos que possam servir de contacto com a APC bem como ser um suporte para os celíacos residentes nessas zonas. Assim, resolvemos questionar os nossos leitores acerca da importância que atribuem a estes núcleos regionais. E, como é habitual, os visitantes do Sem Espiga não deixaram de dar a sua opinião.
.
A opção mais respondida, dada por 21 pessoas (67%) das 31 totais, foi a "Sim, tornam a Associação mais eficaz", pelo que parece que a criação e manutenção destes núcleos em actividade seriam importantes para os celíacos e familiares, bem como eventualmente para outros intervenientes. Estas respostas vão ao encontro do que sãs as necessidades manisfestadas pelos sócios à associação. Por outro lado, a própria associação, poderia potencializar ainda mais o seu trabalho ao poder contar com os sócios organizados.
.
Uma pessoa (3%) considerou que os núcleos regionais não são importantes ao assinalar a opção "Não, são desnecessários".
.
Também de assinalr foi a resposta de 9 leitores (29%) que pensam "Não estou suficientemente esclarecido quanto aos núcleos regionais". A estes leitores talvez fosse útil possibilitar o acesso a informação que lhes permitisse ponderar a importância destes núcleos e, eventualmente, a criação de um. A APC Jovem promete, muito em breve, esclarecer acerca da questão dos núcleos regionais aqui no Sem Espiga.
.
Nenhum leitor assinalou "Quero fazer parte de um núcleo regional mas não tenho condições para iniciá-lo". Este dado pode levar-nos a pensar que quando um grupo de sócios se reúne com o objectivo de criar um grupo regional, consegue fazê-lo e adaptar-se às condições existentes.
.
Não nos podemos esquecer que uma associação mais forte precisa de sócios participantes para que a dinâmisca e as actividades desenvolvidas possam ir ao encontro das necessidades destes.
Mais uma vez, obrigado pela participação!
Este espaço é de todos os leitores e, como tal, também podem segerir perguntas para as Questões Sem Glúten semanais!!

Sem comentários: