29/09/2009

Berlin 2009 - Be Fritz for one week! (4)

O dia começou bem cedo e com uma das actividades menos apetecidas quando se está de “férias” mas de grande interesse para todos os jovens celíacos. Tratou-se de duas palestras dadas por um especialista alemão sobre a Doença Celíaca e uma dietista. A primeira incidiu nos mais recentes estudos de terapêuticas a aplicar à doença (descritos num post anterior do sem espiga sobre este tema). A segunda abordou a importância da substituição do glúten por outras proteínas de igual valor energético mas por nós toleradas, sublinhando-se a importância de uma alimentação diversificada.


Após esta manhã de elevada exigência intelectual e um almoço bem guarnecido por parte da organização alemã, o programa contemplava uma merecida tarde de descontracção para aproveitar o magnífico sol que nos acompanhou na maior parte da semana. Desta forma, passamos parte da tarde num dos lagos nos arredores de Berlim. Descrita como “praia” no programa, não se assemelha às nossas que por sinal são das melhores na Europa mas permitiu que todos os jovens pudessem dar uma braçadas, jogar o voleibol possível e terem animadas conversas e brincadeiras com um saboroso sol como companhia. Com vontade de continuar, fomos encaminhados de novo para a pousada onde nos esperava mais uma refeição.


Depois do jantar e todos juntos (invasão celíaca pelas ruas de Berlim) continuámos o convívio que agora era muito mais espontâneo numa animada sessão de bowling. Distribuídos por diversas pistas, todos os jovens tiveram oportunidade de mostrar a sua habilidade para este desporto. Apesar da parca experiência no lançamento da bola aos pinos, os portugueses estiveram sempre na linha da frente… no que diz respeito à boa disposição! Foram momentos muito animados e que contribuíram para que todos os jovens se sentissem mais próximos. Após muitos pinos derrubados e gargalhadas estridentes, voltámos para a pousada para descansar de mais um intenso dia.




Sem comentários: