29/06/2009

Questões sem glúten - análise


A questão sem glúten desta semana abordava uma das situações por vezes relatada entre celíacos acerca da coexistência de outras doenças para além da Doença Celíaca (DC). Desta forma, decidimos destacar as principais doenças associadas à DC para perceber como estas podiam estar presentes nos leitores celíacos que acompanham o nosso blogue.

Dos 37 votantes, destaca-se uma clara maioria (67%) que não é portadora de qualquer doença associada à DC, o que nos parece um sinal animador acerca da qualidade de vida do celíaco, que parece ter que acautelar-se "apenas" com a ausência de glúten ao longo da sua vida. Havendo uma ligação das doenças associadas à DC e a altura em que se chega ao diagnóstico desta, talvez esta percentagem se deva ao diagnóstico da DC numa fase precoce, logo a não existência de danos mais gravosos no estado de saúde.

Dentro do conjunto de doenças associadas à DC, aquelas que obtiveram uma percentagem assinalável (8%) foram a Dermatite Herpetitorme ou outra doença de pele, Depressão e Doença da Tiróide. Estes resultados vão ao encontro de alguns estudos que ligam estas doenças à DC. O destaque destas doenças relativamente às restantes, fez com que decidissemos abordá-las separadamente em posts futuros de forma a esclarecer melhor os leitores do blogue sobre as suas implicações.

Com percentagens residuais (2%) estiveram as opções Osteoporose, onde talvez fosse importante saber a idade do votante para compreender até que ponto estaria a associação a dever-se à DC ou a uma condição natural da faixa etária; Portador de várias doenças associadas à doença celíca, o que poderá indicar uma pessoa emque a DC tenha tido um diagnóstico mais tardio ou estivesse "mascarada" pelas outras doenças; Outra doença, infelizmente o votante não nos informou qual seria esta.
Sem qualquer voto estiveram Linfoma ou outra doença oncológica, Diabetes e Doença do aparelho reprodutor, incluindo infertilidade.


Esperamos mais uma vez o seu comentário de forma a completar a nossa abordagem e não se esqueça de votar na sondagem desta semana.

Sem comentários: