01/06/2009

Questões sem glúten - análise




Nos últimos anos os produtos sem glúten sofreram uma evolução positiva em termos da sua diversidade e qualidade: novos produtos, novos sabores, diferentes tipos de pão e de farinhas e refeições pré-preparadas.

A questão "sem glúten" sobre a gama de produtos disponível no mercado teve 34 votantes. 50% destes consideram-na "Razoável", 32% consideram-na "Boa" e 17% pensam que ela é "Má."

Primeiro ponto, o que explica que os votantes se dividam entre estas três percepções?

Um factor importante será a acessibilidade aos produtos sem glúten, que difere de região para região, dos meios urbanos para os rurais e de acordo com a condição económica e mesmo a informação de que se dispõe sobre os pontos de venda. Celíacos do mesmo país não têm acesso aos mesmos produtos.

Outro factor será que critérios cada um utiliza para ponderar a qualidade dos produtos que encontra. Alguns pensarão que fazem falta outros sabores e texturas para além dos mais tradicionais; para esses provavelmente o cacau e a bolacha já não têm o encanto de outrora, e navegar (para outros paladares) é preciso. Também se pensará na possibilidade de transportar os alimentos, na facilidade em conservá-los durante esse transporte, ou conservá-los depois de aberta a embalagem, etc.. A quem estiver a ler este texto decerto ocorrerão mais características a ter em conta.

Segundo ponto... e afinal, os produtos são bons ou não?

82% dos votantes responderam que a gama é "Boa" ou "Razoável", o que sugere que para estes 82% os produtos actuais são minimamente satisfatórios, respondem às necessidades básicas, têm um gosto aceitável, variedade...

Contudo, para 67% dos votantes, que responderam "Razoável" ou "Má", há que melhorar o mercado sem glúten actual. Provavelmente considerarão necessário introduzir novas soluções alimentares, expandir o número de alternativas sem glúten aos produtos com glúten mais correntes, tornar os alimentos sem glúten das lojas tão adaptados a nós como os que preparamos em casa.

Dê a sua opinião e vote na questão "sem glúten" semanal!

Sem comentários: