04/06/2009

Comemorações Dia Nacional do Celíaco - Lisboa




Na tarde do último sábado decorreram parte das comemorações do Dia Nacional do Celíaco, sendo assinalada a data pela APC Jovem com um saudável piquenique "sem glúten" no Parque dos Poetas em Oeiras.

Desde já agradecemos aos celíacos, familiares e amigos que desafiaram o intenso calor e com a sua energia, alegria e disponibilidade tornaram os momentos de convívio bastante agradáveis.

Cedo atacámos as poucas sombras disponíveis de forma a estender as nossas mantas e reservar o adequado espaço para os convidados que esperávamos. Estes foram chegando e entrando nas conversas que entretanto de forma espontânea foram surgindo. Dentro destas, comentou-se a beleza do espaço, o calor intenso e conheceram-se melhor os celíacos presentes. Percebeu-se que independente das idades destes e da data do diagnóstico as dificuldades são similares. Nestas, ainda surge em destaque o desconhecimento da sociedade sobre a DC e o que tudo isto acarreta na vida do celíaco, reflectindo-se em momentos difíceis com a restante família, na escola, trabalho, restaurantes, viagens, serviços médicos, etc. Com a presença reduzida de crianças, estas ainda puderam gastar as suas energias nos jogos com bola.




Entre conversa, música, jogos de cartas e algum descanso à sombra, houve espaço ainda para provar as iguarias que os participantes trouxeram. Esta foi uma excelente oportunidade para disfrutar de uma grande variedade de alimentação sem glúten, o que é sempre de assinalar, já que não acontesse assim com tanta frequência!

No final da tarde, saímos satisfeitos de mais um convívio e com a convicção reforçada da importância destes momentos para o conhecimento de outras pessoas com esta nossa "característica", para aprendizagem de estratégias aplicáveis aos problemas que surgem aos celíacos no dia-a-dia e como forma de perceber onde deverá incidir o trabalho da APC para melhorar a qualidade de vida daqueles que representa.

Estejam atentos às iniciativas da APC Jovem porque esforçamo-nos para que cada vez mais surjam com uma maior frequência e com uma melhor oferta.

1 comentário:

Kurau disse...

Tenho mesmo pena de não ter podido ir ao encontro mas fico muito contente por ter corrido bem (como era de esperar) e que venham mais actividades. Agora com as férias vai ser mais fácil poder comparecer.

Beijos
Cláudia Pereira