05/05/2009

Questões sem glúten - análise



A questão desta semana (Após o diagnóstico, qual o seu grau aproximado de dificuldade para se adaptar aos condicionalismos inerentes à DC?), devido à sua pertinência, levou a que houvesse bastante expectativa em relação aos seus resultados. A distribuição das respostas ao longo de todas as opções, parece-nos revelar a heterogeneidade inerente a cada ser humano e como este poderá responder de diferentes formas a uma mesma condição. A variedade nas respostas, também poderá estar ligada à subjectividade da pergunta, visto que o grau de dificuldade que queríamos conhecer poder assumir diferentes perspectivas conforme a idade em que a DC é diagnosticada, o conhecimento sobre a mesma, a forma de encarar as doenças, etc.


Desta forma, num total de 29 votantes, a resposta que obteve uma maior percentagem foi a "razoável" (34%), podendo este número estar ligado à subjectividade da questão e esta opção ter um papel "neutro" relativamente àforma como a pessoa encarou a fase de adaptação à DC. Próximo desta resposta,esteve a alternativa "baixo" (31%). Com percentagens mais reduzidas, estiveram as restantes possibilidades de resposta - "elevado" (17%), "muito baixo" (10%),"muito elevado" (6%).


De registar, a maior percentagem de respostas "positivas" (muito baixo e baixo), relativamente às "negativas" (elevado e muito elevado), o que nos parece um bom sinal dos votantes relativamente à DC, pois estas pessoas, por razões variadíssimas, adaptaram-se bem a uma doença que possivelmente seria desconhecida e que interferiu com os seus hábitos de vida.


Apelamos aos nossos leitores celíacos que partilhem histórias das suas "fases deadaptação", de certo poderão ajudar outros celíacos. E não se esqueçam de votar na questão sem glúten desta semana.


APC Jovem

Sem comentários: