10/05/2009

Dia Mundial da Doença Celíaca


Não existe ainda verdadeiramente um dia atribuído de formal global à DC. No entanto, em Outubro de 2000, no 9º simposium internacional da DC, realizado em Baltimore, USA, a partir da iniciativa do Dr. Alessio Fasano, uma eminência mundial nesta doença, decidiu-se declarar o dia 5 de Maio o Dia da Doença Celíaca.
.
Dia 5 de Maio foi então, em Junho de 2008, declarado pelos deputados argentinos como sendo o dia nacional do celíaco. Porém, é possível constatar a não existência de um dia partilhado pelos diversos países, sendo que, por exemplo, no Brasil este é a 7 de Maio e em Espanha a dia 27 do mesmo mês. Devido à proximidade geográfica, optou-se por assinalar o dia do celíaco na mesma data em que este é comemorado em Espanha.
.
Esta introdução para anunciar que a APC Jovem, adiando a data para o fim-de-semana posterior, vai assinalar, nos dias 30 e 31 de Maio, o dia da doença celíaca. Este será um convívio informal a ter lugar em:
.
Lisboa - Parque dos Poetas, em Oeiras, dia 30 de Maio, pelas 14:30. (Concentração junto ao anfiteatro.)
.
Porto - Parque da Cidade, dia 31 de Maio, pelas 15h. (Concentração junto ao Castelo do Queijo)
.
Serão eventos com actividades lúdicas para os mais novos e no espírito do piquenique, solicitando-se assim que cada família leve lanche e uma manta.
.
Braga - Colégio Imaculada Conceição, Rua Monsenhor Airosa, dia 30 de Maio, pelas 15h. Lanche organizado pela Dr.ª Henedina Antunes do Hospital de São Marcos, Braga.
.
Estão todos convidados a juntarem-se a nós e a assinalar o dia do celíaco, pedindo-se apenas que confirmem a sua presença para apc.jovem@celiacos.org.pt.

Sem comentários: