08/03/2009

Encontro Nacional

O Encontro Nacional da APC, a realizar-se dia 28 de Março na Escola Secundária de Vendas Novas, Avenida 25 de Abril, vai registar algumas mudanças face aos anteriores.

Este encontro terá início às 10h com o workshop "Cozinha Sem Glúten". Este workshop será dado pelo pasteleiro Ricardo Silva, que tem vindo a criar e adaptar várias receitas de modo a torná-las aptas para celíacos, e que ensinará a fazer pão e pastéis de nata. Em seguida, é possível participar também às 13h num almoço sem glúten, a decorrer no restaurante "Canto dos Sabores". A ementa do almoço consitirá em:

Entradas: Ovos com espargos, salada de pimentos, bacalhau com grão e cogumelos no forno.
Pratos: Bacalhau com natas, gambas e espinafres, acompanhado com salada; Carne assada no forno com arroz e/ou puré, acompanhado com legumes saltados.
Sobremesa: Sericaia, salada de frutas.

Posteriormente, às 15h, será feita a apresentação das contas da APC relativas ao ano de 2008. Para as 16h prevê-se uma sessão científica seguida do tradicional lanche sem glúten da APC.

Paralelamente ao workshop e à apresentação de contas, decorrerão, respectivamente, uma gincana desportiva e um peddy paper. Estas actividades, direccionadas às crianças e jovens, realizar-se-ão ao ar livre no campo circundante às instalações do encontro, sendo idealizadas e organizadas pelo grupo APC Jovem que se responsabiliza pelas crianças durante esse período. Proporciona-se assim uma excelente oportunidade de convívio para os mais novos, visto poderem disfrutar da companhia de crianças de idade semelhante e que partilham as mesmas restrições alimentares. Ao mesmo tempo promovem-se hábitos de vida saudáveis, uma vez que praticarão uma actividade física e que, sendo o peddy paper temático, ficarão a conhecer mais sobre a DC.

A inscrição no workshop implica o pagamento de 5€ e o almoço custará 18€ por pessoa adulta, estando por combinar ainda o preço do mesmo para crianças. Todas as outras actividades são gratuitas. As inscrições nas várias actividades deverão ser confirmadas até ao dia 14 de Março, por telefone (91 813 95 11) ou email (
dietista@celiacos.org.pt).

Contamos convosco, não faltem!

5 comentários:

Ricardo S. disse...

Podem contar comigo!

flower power disse...

é pena, mas vou estar a trabalhar! vou esperar pelo worshoop em Lisboa

Anónimo disse...

Espero pelo dia que façam um no Porto ,divirtam-se.

João disse...

Existe um grande esforço para aumentar a oferta que a APC tem para dar em dias de Encontro e que estes resultem numa óptima oportunidade para os celíacos e seus familiares se conhecerem e aprenderem uns com os outros. O conjunto de iniciativas programadas para este dia só têm sentido com a participação destes!
Apareçam!

Anónimo disse...

Como a minha filha só foi diagnosticada há um ano, apenas fui ao encontro de Leiria, sendo que fiz nesse dia mais de 300km de viagem. Agora este encontro em Vendas Novas é como se fosse no quintal cá de casa, pois moro a pouco mais de 10 km de distância. Em relação às pessoas que vêm de longe, não deixem que a distância vos assuste! O local é de fácil acesso, tem montes de lugares para estacionar, é bastante calmo e aprazível e as pessoas são de uma abertura e simpatia que vos vai encantar. Além do mais o Alentejo é lindo nesta altura do ano...