31/03/2009

Encontro Nacional - Workshop

Ao longo desta semana, e porque o Encontro Nacional de sábado foi rico em actividades, serão publicados gradualmente registos dando notícia das diversas partes do mesmo.

Realizou-se da parte da manhã, e pela primeira vez, um workshop de cozinha sem glúten. O workshop, dado na óptica de “ensinar a pescar” ao invés de “dar o peixe” pelo pasteleiro Ricardo Silva, que tem vindo a desenvolver diversas receitas isentas de glúten, visava fornecer as bases para permitir tirar o melhor partido possível do potencial da massa de pão e da massa folhada que nos são permitidas.

O workshop começou com a apresentação do crescente, um processo que melhora a capacidade de fermentação das farinhas sem glúten tornando-as mais elásticas e evitando assim que o pão se quebre e esfarele. Foram apresentadas também várias outras técnicas de pastelaria, assim como as temperaturas de forno adequadas que permitem aperfeiçoar a qualidade das massas e folhar as mesmas.

O pasteleiro Ricardo indicou e ensinou a utilizar ainda alguns produtos naturais e de fácil acesso destinados a melhorar a cor do pão, dourando-o, e a fazer com que este adquira uma textura estaladiça, sem deixar de ficar fofo. Os participantes tiveram oportunidade de colocar questões e dúvidas que o pasteleiro Ricardo, mostrando-se sempre disponível, esclareceu.

Seguidamente foi elaborada a massa folhada dos pastéis de nata, processo que foi avidamente seguido pelos participantes que tiveram a oportunidade de colaborar na tarefa de forrar as formas com a massa ao mesmo tempo que trocavam experiências e impressões e que esclareciam algumas dúvidas então surgidas. Na sequência, foi preparado o creme que viria a encher as formas dos pastéis, processo durante o qual foram revelados os truques para obter um creme perfeito, sem grumos ou coágulos de ovo.

No que diz respeito ao pão, foi realizada uma versátil massa base que permite fazer diversos tipos de pão, desde o simples ao de hambúrguer passando pelo pão de frutos secos. O pasteleiro Ricardo falou ainda sobre as proporções indicadas de sal, açúcar, fermento e passas, e da sua função no processo de conseguir um pão de excelência sem glúten. Foi explicada também a técnica que permite fixar ao pão de hambúrguer as sementes de sésamo.

O feedback dos participantes foi óptimo, sendo que alguns se manifestaram até dispostos a abdicar do almoço para prolongar o workshop, embora não tenha havido necessidade disso uma vez que o pasteleiro Ricardo se disponibilizou para informalmente continuar o mesmo após o almoço. Assim todos puderam desfrutar do excelente almoço isento de glúten no restaurante “O Canto dos Sabores”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Antes de mais qeria pedir desculpas, por nao estar muito 'presente' nao tenho tido muito tempo, e estou um bocadinho desactualizada do qe se tem passado no blog. Sei agr qe tem tido alguns afazeres agr com o blog e os encontros da APC, mas se precisarem de algo em que eu possa ajudar é só dizer :D

E foi com muita pena minha qe nao fui ao encontro recente em vendas novas, mas era quase impossivel a minha presença aí, mas já vi que teve temáticas diferentes, espero qe se realize futuramente mais encontros destes ao qual eu tentarei estar presente ;P

Bjinhos, Marisa