19/03/2009

Questões sem glúten - análise


Os resultados da sondagem semanal da APC Jovem já se encontram para análise. E à pergunta de qual a sintomatologia que levou à procura de ajuda médica, a resposta maioritária foi a dos sintomas gastrointestinais (55%), que se apresentou como a mais frequente no universo de votantes (36). De certa forma, vai ao encontro do esperado, já que são estes os principais sintomas da doença na sua fase mais "visível" e normalmente detectados na infância (como sustenta a anterior sondagem). Dentro deste grupo de sintomas destacam-se a diarreia, dor abdominal, distensão abdominal e úlceras na boca.

Posteriormente e com uma menor frequência, encontram-se quase a totalidade das outras opções, sendo que o atraso ou paragem no crescimento (19%) e os problemas dermatológicos (11%) ganham alguma vantagem sobre as restantes. No primeiro caso, a percentagem estará possivelmente associada mais uma vez ao diagnóstico numa fase mais nova da vida, e no segundo como resultado do défice de absorção, por atrofia das vilosidades intestinais, ao contacto com o glúten.

Sintomas como a perda acentuada de peso (5%), a anemia crónica de etologia desconhecida (5%) e cansaço crónico/depressão (2%), tiveram percentagens semelhantes, pois são um conjunto de sintomas que podem ser associados a um vasto leque de diagnósticos e muitas vezes presentes apenas na fase "silenciosa" da doença celíaca (DC) e que dificulta o seu diagnóstico. É, no entanto, de sublinhar a comprovação destes sintomas como associados à DC, dando para perceber a potencial abrangência da DC no funcionamento humano.

A opção "outros" não foi assinalada por nenhum dos votantes, o que indica que este conjunto de sintomas assinalados são os declaradamente associados à DC.

Mais uma vez obrigado aos votantes pela participação e a renovação do incentivo para que comentem o resultados e partilhem opiniões. Não se esqueçam de vontar na sondagem desta semana!

APC Jovem

Sem comentários: