13/01/2011

Rumo para 2011


Tal como foi anunciado recentemente aqui no Sem Espiga, neste último sábado, foi realizada na sede da APC uma reunião da APC Jovem, aberta a todos que demonstrassem interesse em estar presentes e participar. Infelizmente, não houve participação de outras pessoas para além dos elementos da APC Jovem. Parece-nos necessário dar feedback da reunião e poder apresentar os temas abordados.
Esta reunião tinha então como objectivo o balanço das actividades de 2010 e projecção das actividades para 2011. Como já tivemos oportunidade de referir, para este ano os principais vectores de acção são a manutenção do Sem Espiga, organizar o 1º. Acampamento Nacional de Jovens Celíacos, realizar “refeições verdes”, celebrar o Dia Nacional do Celíaco, colaborar com a CYE em projectos internacionais e apoiar actividades da APC, como os Encontros Nacionais.
A manutenção deste espaço parece-nos uma actividade importante pois é um canal de comunicação entre a comunidade celíaca, que é certamente a face mais visível das actividades que temos vindo a desenvolver nestes últimos dois anos. Para além de alimentar o blogue com notícias do mundo gluten free, a realização de sondagens e divulgação de receitas, pretendemos também renovar a apresentação gráfica do Sem Espiga.
Como já tem sido habitual, iremos dedicar-nos à promoção de “refeições verdes”. Tentaremos diversificar locais e refeições, sempre com o objectivo de, por um lado, dar a conhecer espaços em que os celíacos podem fazer refeições sem glúten e, por outro, divulgar a DC e os cuidados na preparação de refeições sem glúten aos espaços de restauração.
A colaboração com a APC e a CYE é igualmente objectivo para 2011. Sendo que alguns membros da APC Jovem fazem também parte dos Corpos Sociais da APC, a colaboração entre nós não poderia ser mais estreita. Entre as actividades previstas estão, por exemplo, a organização e dinamização dos Encontros Nacionais, divulgação da DC e a comemoração do Dia Nacional do Celíaco. Em matéria de colaborações consideramos igualmente importante estar em contacto com grupos de jovens celíacos de outros países, nomeadamente europeus. Uma das iniciativas mais visíveis é o Summer Camp, que tem lugar anualmente, variando o país de acolhimento (sobre o Summer Camp deste ano, daremos mais informações assim que possível).
Talvez o grande projecto deste ano de 2011 seja, de facto, a organização do acampamento de Verão, em Julho. Do nosso ponto de vista, esta importância deve-se não só ao projecto em si, de responsabilidade, pois requer a organização da estadia, refeições, actividades e segurança que deverão corresponder às expectativas dos jovens celíacos e às exigências dos pais, mas também dadas as repercussões que terá na elaboração de futuros encontros. Podemos avançar que será um fim-de-semana de três dias (sexta-feira, sábado e domingo), em Lisboa, que estará aberto à participação de jovens celíacos de todo o país, entre os 14 e os 18 anos.
Para que todos estes objectivos e actividades sejam cumpridos, e como a APC Jovem desenvolve o seu trabalho em regime de voluntariado, seria muito importante poder contar com outros interessados para auxiliar a concretização dos mesmos. Se estiveres interessado/a em colaborar connosco, mesmo que seja no apoio à organização de uma actividade em particular, podes sempre entrar em contacto através do comentário a este post ou pelo semespiga@gmail.com.
A todos os leitores desejamos um 2011 sem espiga, com a concretização de projectos e planos pessoais e profissionais!

Sem comentários: