04/01/2011

Questões sem glúten – análise e Reunião APC Jovem

Com a entrada em 2011, surge o momento de rever as actividades do ano anterior. Em 2010, a APC Jovem cumpriu o seu objectivo de manter e dinamizar o Sem Espiga, ainda que com alguns momentos de interrupção, o blogue permaneceu uma certeza e uma prioridade pelo papel que entendemos desempenhar como fonte de informação e meio de contacto. Para além disso, colaborámos na organização dos dois Encontros Nacionais da APC (em Lagos e em Lisboa), organizámos Jantares Verdes (que, na verdade, se estenderam a almoços e lanches!), estivemos presentes no Summercamp na Hungria e na conferência da CYE (Coeliac Youth of Europe) em Valência.

No final de 2010, pareceu-nos interessante conhecer as perspectivas dos nossos leitores em relação ao nosso papel enquanto APC Jovem. Desta forma, foi perguntado na sondagem do Sem Espiga qual deveria ser a principal actividade da APC Jovem em 2011.

Do total dos participantes da sondagem (15), 33% consideram que a principal actividade deveria ser a manutenção do blogue, valor que possivelmente encontra justificação no facto de esta ser a actividade mais visível que desenvolvemos. 20% seleccionaram o acampamento de Verão como a actividade mais importante e outros 20% indicaram o projecto da CYE e os contactos internacionais. Notámos o facto de as maiores percentagens terem sido direccionadas para as acções específicas da APC Jovem, o que nos satisfaz, visto ser uma forma de reconhecimento e um bom indicador para a continuação da dinamização das mesmas.

Entre as hipóteses de resposta menos escolhidas encontra-se a correspondente à comemoração do Dia Nacional do Celíaco, com 13%, e, por fim, a organização de jantares verdes e a colaboração na organização dos Encontros Nacionais, ambas com 6% de respostas.

Para o ano que agora começou, temos planeada a manutenção do blogue, o 1º Acampamento Nacional de Jovens Celíacos, a organização de Jantares Verdes, a colaboração com a CYE em projectos internacionais e o apoio às actividades da APC, como os Encontros Nacionais e os workshops de cozinha, entre outras. Relembramos que a maioria dos elementos da APC Jovem faz também parte dos corpos sociais da APC, recentemente eleitos, daí que as nossas funções se encontrem divididas.

Como sempre, pedimos aos leitores para comentarem a nossa sondagem com a sua leitura dos resultados, opinião sobre as actividades da APC Jovem e propostas para actividades futuras.

Para terminar, convidamos os jovens celíacos a participar na reunião da APC Jovem, a decorrer dia 8 de Janeiro (próximo Sábado), na qual daremos as boas-vindas aos novos membros do grupo e discutiremos o nosso plano de actividades para 2011. Avisa-nos por e-mail da tua presença para organizarmos os trabalhos da melhor maneira possível.

Sem comentários: