01/07/2010

Família de acolhimento para jovem celíaca italiana - Zaira


A Intercultura AFS Portugal é uma associação de voluntariado com estatuto de Instituição de Utilidade Pública. Não tem fins lucrativos, filiações partidárias, religiosas ou outras. Tem como objectivos contribuir para a Aprendizagem Intercultural e Educação Global, através de intercâmbios de jovens e famílias. Desde 1956 que promove intercâmbios de jovens em Portugal e para o estrangeiro.

O Programa AFS - Famílias de Acolhimento permite a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos obter uma visão mais completa e profunda sobre a cultura e vida noutro país, ao viverem com uma família portuguesa e experimentarem uma cultura diferente. Para as famílias de acolhimento é igualmente uma excelente oportunidade de conviverem com um estudante de uma cultura diferente, partilhando o dia a dia da cultura portuguesa e conhecendo melhor uma cultura de outra parte do Mundo.

Entre os jovens candidatos está Zaira, uma rapariga italiana celíaca, de 16 anos. A Zaira vive numa cidade a 100km de Veneza. A família descreve-a como uma jovem calma, responsável e autónoma. Faz trabalho de voluntariado junto de duas organizações humanitárias, e numa delas presta apoio a pessoas que sofrem de incapacidades físicas. A Zaira está habituada a adaptar a sua alimentação a qualquer tipo de ambiente porque desde criança que tem participado em diversos campos de férias em Itália e no estrangeiro. Também é fã de desporto e joga voleibol numa equipa local com treinos durante a semana e competições aos fins-de-semana.

Prevendo que a Zaira tenha uma probabilidade menor de se adaptar a uma família que não esteja à-vontade com a alimentação sem glúten, a AFS contactou a APC pedindo ajuda, para que fosse encontrada uma família de acolhimento sensibilizada para a doença celíaca. A Zaira chegará em Setembro de 2010 e o programa de intercâmbio terminará em Junho de 2011.

Foi-nos também pedida a divulgação dos outros perfis de jovens ainda sem família de acolhimento, para o caso de haver mais famílias interessadas: http://xa.yimg.com/kq/groups/23179198/1778418531/name/Perfis%20AFS%20-%2025-06-2010%2Epdf.

Para mais informações e/ou inscrições consulte o site http://www.intercultura-afs.pt ou contacte admissions.coordination@afs.org.

3 comentários:

Susana Fernandes disse...

Mas para que localidade vai a Zaira ?
Se for para o Norte ...

Filipe Gomes disse...

Olá Susana!

A Zaira já encontrou uma família de acolhimento, vai para o Alentejo e estará permanentemente em contacto com os Jovens e a APC.

Lúcia disse...

Olá!
Felizmente a Zaira já tem uma família interessada, mas ainda há muitos jovens sem colocação. Quem estiver interessado pode (e deve!) ir a www.intercultura-afs.pt e ver os perfis dos estudantes que ainda não têm família de acolhimento. Estão a procurar famílias de TODOS os locais de Portugal!
Beijinhos