09/12/2009

Encontro Nacional - Vila Real



Desta feita rumámos até Vila Real para mais um Encontro Nacional (EN) sem glúten mas com diversas actividades. Tal como previsto, de manhã, aconteceu a demonstração “Cozinha Prática Sem Glúten”, com o robot ajudante de cozinha Bimby. Foram confeccionadas diferentes comidas, desde gelado a leite-creme, até às pizzas e ao bacalhau com natas completamente isentos daquela proteína. Os participantes que estivessem interessados poderiam ainda adquirir a Bimby.

Depois desta demonstração, e chegada a hora de almoço, estavam todos prontos para desfrutar de uma deliciosa refeição onde tudo o que estava nas mesas era permitido. Pudemos então começar pelas entradas de melão e presunto, omeleta de cogumelos e espargos, pão fresco, feito especialmente para a ocasião, e sopa. Seguiu-se um prato de carne acompanhada por batatas e couves que antecedeu a sobremesa de frutas variadas e do leite-creme feito pela Bimby. O almoço foi, como é habitual nos nossos Encontros, um espaço muito agradável de conversa e convívio.

Os trabalhos previstos para a tarde já começaram um pouco atrasados devido ao prolongamento do convívio do almoço. À tarde, pudemos então assistir às comunicações da Presidente e Dietista da APC, Raquel Madureira e Rita Jorge, respectivamente, acerca da Doença Celíaca (DC) – Etiopatologia e Tratamento, e da APC, assuntos sempre relevantes, principalmente levando em consideração que alguns dos presentes eram recém diagnosticados e novos sócios. Seguiu-se uma apresentação de Danielle Mota da Helth Care International (HCI - http://www.hci.com.pt/), acerca de um novo método de rastreio, o Biocard Teste Celíaco.



Outra das comunicações da tarde foi feita pelo Presidente da FACE Joven, Jon Zabala, que falou acerca da realidade espanhola. Neste país vizinho, as várias associações das regiões autónomas reúnem-se na Federación de Asociaciones de Celiacos de España (FACE - http://www.celiacos.org/index.php). Esta federação tem várias actividades com o objectivo de melhorar a vida dos celíacos, entre muitas outras, por exemplo, a produção de uma listagem anual de cerca de 1500 produtos sem glúten produzidos pela indústria alimentar, a publicação de duas revistas anuais, contactos para difundir informação acerca da DC e sensibilização para esta problemática. Falou-se ainda da FACE Joven, das suas actividades e da possibilidade de colaboração entre esta e a APC Jovem. Uma das mensagens essenciais foi que todo o trabalho das associações precisa do suporte e colaboração dos sócios. Para uma associação com força para agir precisamos de sócios dinâmicos e interventivos.

Ainda antes do lanche foi apresentado e explicado, pelo actual tesoureiro Mário Rui Romero, o Plano de Actividades e o orçamento anual da APC para 2010 (que estará disponível no portal da APC - http://www.celiacos.org.pt/). Tanto o Plano de Actividades como o orçamento foram aprovados pelos sócios presentes.

Durante este tempo, enquanto os adultos assistiam a estas comunicações, numa sala ao lado, as crianças podiam conviver umas com as outras e fazer várias actividades e brincadeiras.

Houve ainda o sorteio de dois concorridos cabazes de Natal que, depois de algumas tentativas forma entregues a dois sócios diferentes. Desde a venda dos números, até ao sorteio, pudemos contar com a preciosa colaboração de alguns dos mais pequenos participantes (a eles o nosso obrigado).


Chegou então um dos momentos mais tradicionais dos ENs, o lanche sem glúten trazido pelos sócios, onde se partilham receitas e segredos de uma cozinha isenta de glúten. Este lanche, além de algumas especialidades de Natal, pode ainda contar com algumas preparações da Bimby e com outra novidade, churros sem glúten.


Foi desta forma que terminou mais um EN da APC.




Um especial agradecimento aos patrocinadores que também tornaram este EN possível: ao HCI que patrocinou o local, ao Jumbo pelos géneros alimentares da demonstração Bimby e alguns para o lanche, ao LabMaia, pelo apoio financeiro, à Dietimport (Schär) pelos produtos para cabaz e produtos para demonstração Bimby e à Sovex e Gullon pelas bolachas.


A APC Jovem aproveita ainda para reforçar a ideia que para o crescimento, tanto da APC como da APC Jovem, é necessária a participação e contributo de todos, como se tem verificado aqui no Sem Espiga.



A todos, mais uma vez, o nosso muito obrigado por mais um EN bem-sucedido!


APC Jovem

1 comentário:

Dt APC, Rita J. disse...

Bom dia!

Queria apenas deixar aqui o meu agradecimento a todos os participantes e "ajudantes" do EN em Vila Real, inclusive à empresa Glutamine que, apesar de não ter tido a possibilidade de estar presente, foi quem permitiu À APC comunicar o evento a todos os seus associados.

Um obrigado a todos!

P.S.: aos que não puderam estar presentes, esperamos contar convosco num próximo evento, talvez mais próximo de si...