04/12/2009

Just go - Gluten-free abroad


O projecto "Just go – Gluten-free abroad” é a proposta de trabalho para 2009/2010 da Coeliac Youth of Europe (CYE) à qual a APC Jovem pertence, e que conta desde a passada semana com um novo representante português.

A iniciativa acima referida teve origem na última conferência da CYE em Malta. Este encontro reuniu os delegados de todos os países pertencentes à organização e, tal como todas as conferências da CYE, pretendeu ser um fórum de discussão entre as organizações jovens de cada país para que, em conjunto, estas possam aumentar a qualidade de vida do jovem celíaco no espaço europeu, materializando esta ideia num projecto de cooperação comum.

O objectivo principal do projecto para o ano de 2010 é incentivar os jovens celíacos a deslocarem-se para fora do seu país por longos períodos, apesar das condicionantes inerentes à doença celíaca.

Ora, como sabemos, o cumprimento da dieta sem glúten poderá provocar uma certa resistência na ida para o estrangeiro pois o celíaco depara-se com grandes desafios como os diferentes produtos SG, um novo sistema de saúde e um novo nível de informação (num novo idioma).

Desta forma “Just go - Gluten-free abroad” pretende dar informação aos jovens celíacos sobre as possibilidades de uma vida sem glúten fora do seu país. Assim, é pedido a todos os países que integram a CYE que reunam informação sobre entidades que estejam envolvidas em programas de mobilidade de jovens (Erasmus, Serviço de Voluntariado Europeu, etc.) e que possam ajudar na integração de um celíaco num novo país. É ainda pedido que cada país consiga “pessoas de contacto” que terão a tarefa de ajudar na integração do jovem celíaco desde o momento da sua chegada.

Os resultados deste projecto serão organizados num guia que estará disponível no site da CYE, e num documento que poderá ser consultado na sede da APC, possivelmente no segundo semestre de 2010.

Curiosamente, a APC Jovem tem, neste momento, dois dos seus elementos a participar em projectos de longa duração no estrangeiro sendo que estes constatam "in loco" a importância deste futuro guia como forma de facilitar a integração no país de acolhimento.

Sendo um dos objectivos principais da APC Jovem para o ano de 2010 disponibilizar informações como as obtidas através da consecução deste projecto, parece-nos uma boa oportunidade para sensibilizar as diferentes organizações que, eventualmente, poderão intervir na vida de um jovem celíaco. Procura-se assim promover alterações na oferta que os nosso jovens actualmente encontram, quebrando barreiras e limitações. Até porque convém não esquecer que o objectivo último da APC Jovem será sempre o de poder ajudar de forma mais efectiva os jovens celíacos portugueses e aqueles que escolherem Portugal para construir uma parte da sua vida.

Neste momento, a APC Jovem pretende desenvolver em Portugal o conceito de “pessoas de contacto”, pretendendo-se que estas possam funcionar como alguém com experiência em todos os aspectos que envolvem a DC e que podem ser muito importantes numa primeira fase de adaptação a uma nova realidade. Desta forma, aproveitamos para incentivar todos os que possam / queiram servir como “pessoa de contacto” a comunicar connosco através do nosso e-mail (semespiga@gmail.com).

Numa fase posterior, e caso seja esse o seu desejo, estas pessoas também poderão integrar a equipa Portuguesa do projecto “Just Go – Gluten-free abroad”.

Sem comentários: