13/12/2009

Nosotros y Nuestros Hermanos


A APC Jovem iniciou há alguns meses uma tentativa de aproximação com a sua congénere espanhola: a FACE Jovem. Hoje, é altura de partilhar com os leitores do Sem Espiga o resultado desse esforço.

Assim, é com grande alegria que anunciamos que foi estabelecida uma parceria ibérica, inédita na história das associações jovens destes dois países. Depois de alguma troca de correspondência com o Jon, presidente da FACE Jovem, chegou-se a um acordo motivado pela grande vontade que as duas “organizações” apresentavam em criar laços e que consiste, essencialmente, num projecto de cooperação mútua a partir deste momento.

Podemos anunciar que estão a ser preparados eventos ibéricos, nomeadamente e já para 2010, um acampamento de Verão a realizar na região da Extremadura de Espanha e que estará aberto aos jovens celíacos dos dois países, pretendendo-se desta forma fomentar entre todos os celíacos jovens (e não só entre as direcções das respectivas associações) um espírito de partilha, de auto-ajuda e cooperação.

Para além de todos os eventos de cariz mais prático, a APC Jovem congratula-se com esta parceria pois sabe que tem muito para aprender com a FACE Jovem que, desde sempre, foi um exemplo de dinamismo para os restantes países.

Mais de um ano depois da sua fundação, a APC Jovem acredita que é esta a altura certa para se afirmar como um parceiro credível para as restantes associações de jovens celíacos europeias. O começo foi com Espanha e só assim faria sentido, seja por questões de idioma, proximidade geográfica ou semelhança dos hábitos alimentares.

Este momento é especial para nós. Como os leitores do Sem Espiga já terão certamente reparado, a APC Jovem encontra-se no início de um novo ciclo que pretende levar à consecução final do objectivo maior: ajudar de forma real os jovens celíacos portugueses. Esperamos que os jovens se revejam em nós e encontrem na APC Jovem uma força que luta pelos seus direitos e para que a sua juventude seja vivida sem complexos ou limitações.

Esperamos que este auspicioso início seja também uma motivação para que outros se juntem a nós. Temos apelado continuamente e continuaremos a fazê-lo. Apenas com a colaboração de todos seremos fortes e poderemos iniciar o caminho que, daqui a alguns anos, será percorrido por todos aqueles que agora são crianças e, quem sabe, pelos seus filhos e netos.

1 comentário:

Flor Gonçalves disse...

Parabens.
Realmente o mundo do celiaco em Espanha é totalmente diferente.
Será que conseguimos ter ca um Mercadona?