23/12/2009

No Glut (Especial Natal) - Azevias versão Sem Glúten


Ingredientes:

Recheio:
500g de puré de batata-doce (pode substituir a batata doce por puré de grão)
100g de miolo de amêndoa
150g de açúcar amarelo
1 colher de sobremesa de canela
Casca de 1 limão

Preparação:
Coza a batata-doce, pese, e reduza a puré. Retire a casca do limão com cuidado para não incluir a parte branca e pique-a em conjunto com o miolo de amêndoa na 1,2,3.
Junte todos os ingredientes num tacho e leve ao lume mexendo sempre, deixe ferver durante cerca de 10-15minutos.
Nota: Este recheio pode ser feito com antecedência e congelado ou apenas guardado no frigorífico

Massa:
Utilize a massa da receita das empadas, estique a massa e recheie como se fossem pastéis de massa tenra e leve a fritar em óleo bem quente. Depois de escorrido o óleo polvilhe com canela e açúcar.

2 comentários:

ilda disse...

Olá
As azevias têm um excelente aspecto. Gostava experimentar mas~não sei fazer a massa das empadas... será que é possível afixá-la?
Obrigada
Ilda

MamãCris disse...

Olá a todos,
o Natal já passou mas este ano, em relação á paparoca, foi um espectáculo. Adaptei todas as receitas, e todos comemos comidinha sem gluten, apesar de me ter dado um trabalhão. Para as minhas azevias, utilizei um recheio muito parecido com este que foi publicado e para a massa, utilizei uma receita muito antiga da minha sogra. E é assim: pra meio kilo de farinha, 125 g de banha, e amesma medida de vinho branco. Coloca-se a farinha num recipiente e faz-se uma cova no meio. Derrete-se a banha numa chavena no microondas, coloca-se nessa cova da farinha e mede-se a mesma quantidade, na mesma chávena, de vinho branco e junta-se também à farinha. Amassa-se tudo com as mãos e rectifica-se a consistência com água fervida com casca de limão. Eu estendo a massa, não com um rolo, que isso dá muito trabalho e nossa farinha não é muito fácil. Mas tenho uma máquina para pasta, que utilizo para quase tudo. As minhas filhoses tb me sairam muito bem. Eu sustituo grande parte da farinha por maisena, o que faz com que o gosto mais azedo da nossa farinha desapareça. Ninguém acreditava que os meus doces eram sem gluten. Sem espiga!