10/10/2009

Doença celíaca e infertilidade




Infertilidade inexplicada e abortos espontâneos são dois dos sintomas menos falados da Doença Celíaca. A DC pode afectar a fertilidade, a gravidez e o ciclo reprodutivo feminino ao longo da vida.

É nas mulheres que a doença celíaca provoca mais alterações no sistema reprodutivo, contudo - ainda que numa percentagem muito reduzida -, a DC também tem prevalência em homens com esta condição.

Vários estudos sobre a infertilidade inexplicada nas mulheres, por exemplo quando não há infertilidade do parceiro ou obstrução tubular, referem a doença celíaca como a causa, em 4% a 8% dos casos.

A doença pode induzir atrasos no aparecimento da menarca (primeira menstruação), amenorreia secundária (ausência de menstruação durante três ou mais meses), e uma menopausa precoce, que pode chegar dois a três anos mais cedo do que o normal.

Estas alterações e a elevada incidência de abortos espontâneos, outro dos sintomas, contribuem para que as mulheres com doença celíaca tenham filhos mais tarde. Contudo a DC não tem apenas efeitos nas mães. Os bebés também são atingidos.

Os efeitos mais comuns referidos nos estudos são retardamento do crescimento fetal intra-uterino, parto pré-termo (prematuro), risco de nascimento por cesariana, bebés com baixo peso e reduzido período de amamentação.

Algumas destas consequências podem ser corrigidos por uma dieta isenta de glúten, até hoje a única “medicação” eficaz para a doença. Muitas mulheres após cerca de nove meses a fazer uma dieta sem glúten engravidam, têm bebés com peso normal e um período de amamentação regular.

5 comentários:

Sol disse...

Por acaso esta é uma questão que me assusta particularmente...

Carmen

Rute disse...

A mim também... :s

Condessa disse...

foi a 1ª coisa que eu perguntei ao médico quando ele me deu o diagnóstico... quais os impactos um dia que decida ter filhos.. será que também vão ser celíacos? será que vou engravidar sem grandes complicações?...

Sol disse...

Condessa,

Eu conheço uma rapariga celíaca que já teve duas meninas, ela felizmente não teve problemas em engravidar, no entanto, ela cumpria a dieta desde bebé. Das duas filhas a mais velhinha não é celíaca e a mais nova é!

Acho que é difícil prever se os miúdos vão ou não sair celíacos. Lá que têm uma probabilidade maior que as restantes crianças, isso não deixa dúvidas. Nelas o factor genético está bem representado.

Também conheço uma rapariga celíaca que fez dois abortos espontâneos das duas primeiras vezes que tentou engravidar. =(

Esperemos não vir a ser este o nosso caso! =(

Beijinhos

Carmen

LídiaPatricio disse...

Olá, tambem é uma questão que me assusta, isto porque estou a pensar em engravidar para 2010 e a minha médica diz que tudo irá correr bem,apenas seguir a dieta e ter um pouco mais de cuidado, no entanto vou começar a tomar Aftol ( penso que seja este o nome ) no final do mês.