13/10/2009

Voz aos leitores


Ao desafio que lançámos aos leitores do Sem Espiga para que partilhassem as ideias que têm para iniciativas e actividades que a APC Jovem poderia dinamizar, recebemos dois comentários com várias ideias. Percebemos por estes que algumas das actividades que se têm vindo a desenvolver, quer pela APC Jovem quer pela APC, vão ao encontro das ideias e necessidades que foram expressas nos comentários. Um exemplo disso são as palestras em que a APC está presente sempre que pode (como foi explicado no comentário de resposta, por vezes é difícil participar e desenvolver mais este tipo de iniciativas dado os poucos recursos que a APC dispõe) e os recentes workshops para que os segredos e truques de cozinhar sem glúten o deixem de ser. Tal como foi sugerido no comentário de resposta, estes tipos de eventos podem ocorrer quando são solicitados pelos sócios, sempre que se reúnam as condições para tal. Ficamos à espera de solicitações.

Foi-nos também sugerido que deveríamos apostar essencialmente em três pontos-chave: promover acções de rastreio de forma a diminuir a taxa de não diagnosticados, que como sabemos no caso da DC é muito elevado; a divulgação nos mass media; e compilar informação útil a todos os celíacos. Quanto ao primeiro ponto, concordarmos com a extrema importância de diminuir o número de sub-diagnosticados, sendo que já foi realizada uma destas acções de rastreio num centro comercial e brevemente vai acontecer outra em Mértola no dia 16 de Outubro, dia Mundial da Alimentação. Dado que este tipo de acções de rastreio públicas envolvem alguma complexidade, é de facto importante estabelecer contactos com entidades que nos possam auxiliar nesta organização. A APC tem alguns contactos deste tipo, pelo que se a oportunidade surgir será com certeza analisada. Quanto à divulgação, esta tem sido uma aposta forte da APC na qual a APC Jovem tem estado presente pois também consideramos essencial passar as nossas mensagens. Inclusivamente, a APC esteve presente por duas ocasiões, este ano, em programas de televisão. Estamos sempre atentos a estas oportunidades, tentando estabelecer contactos e parcerias que nos tragam visibilidade, e, como tal, apelamos a todos que tenham conhecimento de programas e meios que se coadunem com a transmissão destas informações, que passem a palavra. Também nos parece que juntar a informação, num “manual de sobrevivência” por exemplo, é uma tarefa muitíssimo importante. É necessário reunir a informação e experiência que todos nós temos e partilhá-la entre nós. O Sem Espiga é um espaço que queremos e esperamos, ajude a cumprir este objectivo.

Um agradecimento especial às leitoras Flor Gonçalves e Mom2lucas tanto pelas ideias e sugestões como pela disponibilidade em participar e ajudar!

Contamos, em todos os momentos, com a participação de todos, com os seus comentários, ideias, sugestões, etc.

APC Jovem

4 comentários:

Flor Gonçalves disse...

Bom dia
Gostaria de organizar, uma palestra em Guimarães, para isso precisava da uma nutricionista, se possivel para uma 6ª feira a noite.
Já contactei com várias pessoas, alguma delas donos e cozinheiras de restaurantes, inclusivé fora desta cidade, e mostraram se interessadas em participar.
Tentarei arranjar o maior número de pessoas e farei os possiveis para que seja comunicado na rádio local.
Agradecia a vossa ajuda.
Flor Gonçalves

Flor Gonçalves disse...

Depois dessa palestra terei muito gosto de marcar um almoço ou jantar "VERDE" num desses restaurantes presentes.

Obrigado
Flor Gonçalves

Sol disse...

Flor,

Temos analisado a possibilidade de ajudar com a palestra em Guimarães e temos novidades! =)

A dietista da APC (Rita Jorge) disponibiliza-se para ir a Guimarães ela própria, ser oradora na palestra. O que complica um pouco as coisas será o facto de se realizar de noite, não seria possível antecipar para a tarde?

Agradecemos que, se possível, nos contacte através do semespiga@gmail.com, para que possamos explicar todos os apoios que conseguimos, tudo o que podemos disponibilizar em termos de recursos materiais e humanos e para começarmos a transformar a sua preciosa ideia e ajuda em algo de concreto.

O nosso muito obrigada,

APC Jovem

LídiaPatricio disse...

Olá!

Eu gostaria imenso de puder participar como ouvinte nessa palestra, isto porque se conseguisse tambem teria a ideia de fazer uma no Alentejo :)
aqui existe muito pouca informação, que acham?

Procuro ideias!!!

Obrigado