20/10/2009

APC Comemora o Dia Mundial da Alimentação

Fotografia de zone1 retirada de http://flickr.com/photos/

Dia 16 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação e, também para a APC e APC Jovem, este dia teve um sabor especial. Assim, a convite da Dr.ª Adriana Rubiño Núñez, Assistente de Saúde Pública colocada no Centro de Saúde de Mértola, responsável pela Saúde Escolar deste Concelho, a Dietista Rita Jorge (APC) e a Enfermeira Carmen Garcia (APC Jovem) deslocaram-se ao cine-teatro da localidade para abordar a temática “A Alimentação Saudável na Doença Celíaca”.

A sessão de esclarecimento contou com cerca de oitenta participantes, todos alunos – com idades entre os 16 e os 55 anos - e professores da Escola Profissional de Mértola, e teve a duração aproximada de duas horas tendo sido dividida em duas áreas principais: exposição verbal relativa à DC e rastreio dos participantes que assim o solicitaram.

A primeira parte da sessão, além da explanação teórica sobre os conceitos fisiológicos inerentes à DC e às “regras” alimentares que devem regular a vida dos celíacos, contou com um testemunho ilustrado por fotografias onde se procurou mostrar que a qualidade de vida de um celíaco aumenta exponencialmente aquando do diagnóstico e da manutenção da dieta de forma correcta.

Na segunda parte da sessão foram realizados cerca de 30 rastreios, com material gentilmente cedido pela Health Care Internacional – Biocard Teste Celíaco, a quem, desde já, endereçamos o nosso agradecimento. Infelizmente a procura excedeu largamente a oferta e foi necessário recolher contactos deixando a promessa de analisar as situações “pendentes” logo que possível.

De parabéns está, quanto a nós, a Dra. Adriana Rubiño Núñez que conseguiu transformar a comemoração do dia Mundial da Alimentação em algo inovador em que cerca de 95% dos presentes ouviu falar, pela primeira vez, em Doença Celíaca.

Da nossa parte só podemos estar felizes. Pelo convite, pela adesão, pela participação e interactividade, pela forma como fomos recebidas e, principalmente, pelo facto de sabermos que hoje há mais 80 pessoas neste país que sabem o que é a Doença Celíaca.

APC e APC Jovem

1 comentário:

celiacos_diferentes.iguais.blogspot.com disse...

Olá :D

Sou a Sara,

Este ano, na minha escola também comemoramos o dia Mundial da Alimentação e fiquei muito contente quando deparei com embalagens de produtos sem glúten na mesa dos produtos para dieta! Sem dúvida quem fiquei muito contente e ainda mais quando as minhas colegas de turma reparam e mostraram interesse à da D.C, pois normalmente quando digo que sou celíaca as pessoas olham para mim como 'se tivesse a falar chinês'. É muito bom, ver que cada vez mais se fala da D.C, ah e o melhor de tudo cada vez mais existem novos produtos nos supermercados da minha região (poucos, mas melhor do que nada):D

Sara