02/10/2009

2010 - Ano de Consolidação


A APC Jovem, após a sua reunião de definição de estratégias para o ano 2010 vem, através do “Sem Espiga”, informar os seus leitores das actividades programadas, esperando também que esta seja uma forma de apelar à sua participação / colaboração na realização das mesmas.

Gostaríamos de relembrar que ainda que exista muito trabalho feito, a “Equipa APC” é composta exclusivamente pela presidente Raquel Madureira (não remunerada) e pela Dietista Rita Jorge em colaboração com o grupo de jovens (voluntários) que gere este blogue e que organiza algumas actividades. Assim, são poucos braços para muito trabalho sendo este um problema recorrente na APC e que acaba por nos limitar em termos de projecções, nomeadamente no que concerne ao factor internacional.

Ficou decidido em reunião que a APC Jovem não irá organizar o Summercamp (encontro europeu de jovens celíacos) em 2010, tal como inicialmente previsto. Neste momento entendemos não ter estrutura humana e financeira para dar um passo desta dimensão sendo que focaremos os nossos esforços a nível nacional e ibérico. Pensou-se, então, realizar um fim-de-semana convívio com jovens celíacos portugueses e espanhóis, bem como realizar outra actividade deste género apenas destinada a jovens portugueses. Estas actividades deverão desenvolver-se na época de Verão, contudo, reforçamos a ideia de que a nossa estrutura é pequena e, por isso, estas actividades apenas acontecerão caso consigamos reunir condições para tal. É neste ponto que a participação de todos é importante. Se tem disponibilidade para colaborar connosco, seja de que forma for, por favor contacte-nos através do semespiga@gmail.com. Só com a sua ajuda será possível alargar o nosso leque de actividades e criar as bases para que, daqui a alguns anos, estes encontros ocorram de forma rotineira, beneficiando todos aqueles que, neste momento, ainda são crianças.

Na linha daquilo que já fizemos o ano passado, manteremos a organização de almoços / jantares “verdes”, isto é, procuraremos reunir frequentemente a família celíaca em restaurantes que estejam certificados como “isentos de glúten / aptos para celíacos”. Irão ainda ser realizados jantares de Natal com troca de presentes (tal como no ano passado) em Lisboa e Porto e a comemoração de alguns dias importantes como o Dia Ibérico da Doença Celíaca, etc.

A APC Jovem manterá o “Sem Espiga” em funcionamento, na mesma linha a que já o habituámos, isto é, informação científica, testemunhos, espaço de cozinha sem glúten, divulgação de actividades e algumas curiosidades relativas à DC.

Manteremos a nossa estreita colaboração com a APC, ajudando em tudo o que esteja ao nosso alcance no que concerne a organização de eventos (nomeadamente encontros nacionais), elaboração da revista “Sem Glúten”, etc.

Ficou ainda decidido que procuraremos formas de tornar os sócios mais activos e presentes nas actividades, bem como aumentar a rede de membros da APC Jovem. Procuraremos, ao longo de todo o ano de 2010, fortificar relações com a CYE (Coeliac Youth of Europe), bem como com todos os parceiros que nos possam ajudar a fazer da nossa APC uma associação cada vez mais forte.

(E já agora, são capazes de adivinhar quem faz 1 aninho no dia 4 de Outubro?) =)

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho duas questões a colocar:
1a. O fim-de-semana de convívio é destinado aos jovens a partir de que idade?
2a. Que tipo de colaboração/ajuda precisa a APC?

Sol disse...

Caro anónimo, desculpe pela demorada resposta...

Em relação à sua primeira questão seriam dois fins de semana, um para o pessoal mais novo (13-16) e outro para os mais velhinhos (a partir dos 16 anos).

A APC Jovem precisa de toda a colaboração possível, nomeadamente humana e material como o seriam:
- Ajuda como monitor / cozinheiro / responsável pela logística;
- Ajuda para encontrar e estabelecer contactos com os possíveis locais de realização do evento;
- Ajuda monetária ou parcerias (para aquisição dos produtos alimentares);
- Ajuda para estabelecer contactos...

Enfim, de tudo um pouco.

Atentamente,

APC Jovem