11/03/2009

Questões sem glúten - análise


Depois de uma semana online, a sondagem que inaugurou o novo espaço do nosso blogue, teve resultados bastante interessantes. Num total de 55 votos (números bastantes animadores para uma primeira votação), foi curioso verificar que a maior percentagem se encontrou na idade adulta (41%), seguida de bebé (27%) e criança (11%) e com uma menor expressão a adolescência (10%). Por último, ninguém assinalou como data de diagnóstico uma idade superior a 65 anos.

Retirando uma percentagem mínima de leitores que tenha votado sem ser celíaco ou representante de celíaco, e ressalvando que a amostra é reduzida para ser representativa do universo de celíacos portugueses, a maior percentagem da idade adulta é algo surpreendente (ou não...), tendo em conta que o diagnóstico da doença celíaca (DC) é um quadro associado mais a idades precoces do que propriamente a fases mais avançadas da vida. Especulando um pouco acerca destes resultados, podem-se adiantar algumas justificações:
- o blogue ser consultado por uma maior percentagem de celíacos adultos relativamente a crianças, que possivelmente só estaram representadas pelos votos dos seus familiares;
- a idade adulta ser das faixas etárias que abrange um maior número de anos;
- reflexo do cada vez maior número de adultos menos jovens nos quais é diagnosticado DC;
- os celíacos adultos serem aqueles que estarão mais interessados na consulta de informação sobre a sua doença, devido a um diagnóstico recente e desconhecimento da DC e assim terem uma maior presença na blogoesfera.

De realçar a percentagem próxima relativamente a bebés e crianças, comprovando ser ainda estas as idades, onde os sintomas da DC são mais visíveis e daí uma maior facilidade de condução ao seu diagnóstico. A percentagem nula de diagnóstico da DC acima dos 65, deve-se às contigências da votação, pois existem relatos (raros) de celíacos em que o diagnóstico foi feito nesta fase.

Desafiamos os nosso leitores a fazerem os seus comentários a esta sondagem de forma a fomentar a discussão possível dos mesmos.

O nosso agradecimento a todos aqueles que votaram e o apelo que continuem a fazê-lo na sondagem desta semana.

4 comentários:

Sol disse...

Sabes que eu penso que a partir dos 65 anos, já existe num celíaco sem diagnótico uma co-morbilidade tão acentuada que se vão tratando sintomas sem nunca encontrar a génese dos mesmos. Ou, por outro lado, os outros sintomas são de tal forma grave que levam ao desenvolvimento de outras patologias e a DC vai ficando esquecida. É o caso dos tumores. Detecta-se o tumor e ngm vai à procura da DC...

Fiquei mt feliz com a participação na sondagem. Espero que toda a gente continue a votar esta semana, pois assim conseguimos chegar a algumas "pseudo-conclusões" (pois não temos uma amostra que nos permita extrapolar), que são importantes para compreender a realidade da DC em Portugal!

=) *

Condessa disse...

Uma achega que vale o que vale. Quando consultei recentemente uma nova nutricionista e comentei com ela a idade em que fui diagnosticada (24) ela contou-me que tinha atendido uns dias antes uma senhora de 60 e tal anos recém diagnosticada.

Anónimo disse...

Penso que esta é uma óptima iniciativa. Quanto à nulidade de votos para pessoas "séniores" penso que nessa faixa etária não é muito comum recorrer-se às novas tecnologias, o que poderá ter limitado um pouco a sua votação.

Anónimo disse...

Foi uma boa ideia terem criado um espaço estatistico semanal com várias perguntas sobre a DC, para podermos ter uma ideia geral das coisas, embora que pouco viável (devido aos factores apresentados no post) mas que suscitam já algumas questões e conclusões pertinentes :D

Votei na primeira sondagem e daqi em diante irei votar todas as semanas, para contribuir com o meu testemunho =)


Bjinhos, Marisa!