30/12/2008

Três meses depois… com vista a 2009

(Imagem retirada de http://acaoja.wordpress.com/2007/05/)


Seguindo o costume de balanço que a época do ano sugere, também resolvemos pensar no que fizemos neste últimos tempos e no que pretendemos fazer nos próximos.
Foi apenas no passado mês de Outubro que aconteceu a primeira reunião na sede da APC da qual “saiu” um grupo de jovens que em comum tem fazer uma alimentação livre de glúten. Juntámos as diferentes experiências e com uma pitada de vontade, temos posto algumas iniciativas em marcha.
Talvez a mais visível seja este blogue que nos tem posto em contacto e partilha uns com os outros. Felizmente, pelos comentários e número de visitas, parece que foi uma boa aposta e que está a cumprir a sua função.
Também neste ano ainda foi possível apresentarmo-nos “ao vivo e a cores” no Encontro de Natal da APC, em Leiria, que este ano também esteve associado ao lançamento de um livro de receitas sem glúten.
No mês de Dezembro realizámos um jantar de Natal que foi servido sem glúten e com muita boa-disposição a acompanhar.
Este ano houve ainda tempo para escolher um logótipo que representasse o grupo e a sua postura, com a ajuda dos visitantes do blogue.
Por estas actividades e pela vontade que se continua a respirar, planeamos que 2009 seja um ano de novos desafios pois ainda há muito a ser feito. Neste ano que se aproxima, para além de nos continuarmos a juntar aos Encontros e iniciativas da APC, temos em vista a realização de workshops de cozinha (que serão divulgados em primeira mão no blogue) e, não esquecendo uma das primeiras actividades pensadas, o Summercamp 2010, já florescem ideias e alguns contactos já foram mesmo iniciados. Também neste ano de 2009 queremos fazer dos jantares uma tradição, não só pelo convívio, mas também com o objectivo de informar acerca da DC e abrir o leque de escolhas de restaurantes. A ideia é então fazer estes jantares em diferentes locais, criando uma lista de “restaurantes verdes” nos quais poderemos aproveitar de uma refeição sem glúten (também os jantares serão divulgados no blogue).
Claro que este trabalho desenvolvido só tem sido possível com o apoio da dietista da APC, Rita Jorge, e com os comentários, sugestões e participações de todos os visitantes. Muito obrigado!

Aproveitamos, a fechar o ano, para desejar a todos o melhor 2009 possível, e desfrute dos últimos momentos de 2008.

Até ao próximo ano, bons festejos sem glúten,

APC Jovem

28/12/2008

Celíacos chamados a provar



A Sense Test, empresa especializada em análise sensorial, está à procura de candidatos, de todas as idades, com intolerância ao glúten para iniciar o "Clube de Provadores Celíacos" criado há menos de um ano para melhorar os alimentos sem glúten disponíveis no mercado português.

O projecto visa melhorar o paladar, cor e outras características de alimentos sem glúten de várias marcas para os adaptar às preferências dos consumidores. Os participantes poderão ganhar prémios (em géneros) enquanto contribuem para o desenvolvimento de novos produtos sem glúten.

De acordo com o site da Associação Portuguesa de Celíacos, um dos clientes desta empresa é a Sonae Distribuição, proprietária dos supermercados Modelo e Continente, que pretende lançar uma linha própria de produtos sem glúten brevemente.

Os interessados poderão inscrever-se, gratuitamente, através dos seguintes contactos:


Sense Test - Sociedade de Estudos de Análise Sensorial a Produtos Alimentares, Lda.
Rua Professor Augusto Risca, nº 83
4405-832 Vila Nova de Gaia
Tlf./Fax.: 227 131 142
Tlm.: 932 165 952

23/12/2008

NoGlut (Especial Natal)


Chegou o Natal. Sendo uma época especial para todos, para os celíacos reveste-se de algumas especificidades (e porque não dificuldades?). No sentido de as minimizar deixamos aqui duas receitas típicas da quadra. Se procurarem bem vão descobrir que, em qualquer casa, existe uma mãe, uma avó ou uma tia pronta a descobrir as maravilhas da cozinha sem glúten. As receitas são de fácil elaboração e o resultado final é verdadeiramente delicioso!

A APC jovem aproveita ainda para desejar a todos um Feliz Natal, recheado de saúde, alegria e paz. Sem vestígios de glúten. Esperamos ainda que o ano que se aproxima seja repleto de sucessos pessoais e profissionais. E já agora, que seja o ano em que a doença celíaca vai passar de "palavrão desconhecido" a palavra de uso corrente, com os portugueses sensíveis a esta causa. Contamos com todos no novo ano. Contem connosco!


Broas de Espécie (Revista "o melhor da cozinha portuguesa")





(Broas feitas no dia 22 de Dezembro - Mãe da Carmen)

Ingredientes:
- 450g de batata doce
- 250g de açúcar
- 100g de amêndoa sem pele moída
- 100g de coco ralado
- 5 gemas
- 1 laranja (raspa)
- Manteiga
- Farinha sem glúten (para polvilhar o tabuleiro)

Preparação:
Descasque as batatas, coza-as e reduza-as a puré. Leve o açúcar ao lume com um decilitro de água e deixe ferver até obter ponto de espadana. Nessa altura, junte-lhe a amêndoa, o coco ralado e a batata doce em puré. Deixe ferver mexendo sempre, até ver o fundo do tacho. Adicione então as gemas e a raspa de laranja. Retire o preparado do lume e deixe-o arrefecer completamente. Ligue o forno a 220ºC. Unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe-o com a farinha sem glúten. Molde pequenas broas e disponha-as no tabuleiro. Pincele-as com a gema e ovo batida e leve-as ao forno durante 15minutos.
Bom-apetite!


Bolo de Laranja


(Bolo realizado pela Daniela e pela Mãe)
Ingredientes:
- 200g de manteiga

- 250g de açúcar

- 250g de farinha (cerca de 200g de farinha de milho e 50g de farinha Maizena)

- 3 laranjas

- 4 ovos
- 1 colher de chá de fermento sem glúten

Preparação:
Bate-se bem a manteiga com o açúcar, junta-se-lhe a casca ralada das laranjas e o sumo de uma, as gemas dos quatros ovos, a farinha e o fermento. Por fim, juntam-se três claras batidas em castelo. Vai a cozer em forma untada e polvilhada de farinha sem glúten. Depois de pronto cobre-se com o sumo de laranja com açúcar.
Bom-apetite!
.
.
FESTAS FELIZES!
*
APC Jovem

18/12/2008

E o logotipo escolhido é...



...C - Verde!
Depois de uma semana de participada votação, o logotipo Verde destacou-se dos restantes, acabando com uma ligeira vantagem de três votos sobre o de cor roxa. Resultados finais:

Magenta (A) - 6 votos
Roxo (B) - 10 votos
Verde (C) - 13 votos
1 voto em branco a assinalar
Total - 30 votos

De destacar,a elevada participação na escolha do logotipo, aspecto bastante positivo e motivador para a APC Jovem, pois revela interesse e vontade de participar por parte das pessoas que acompanham o blog, tornando o grupo cada vez mais representativo dos celíacos. Nesse sentido, aproveitamos também para informar que no próximo sábado (20 de Dezembro) iremos reunir na sede da APC pelas 10horas. Seria importante poder contar com as pessoas que querem colaborar connosco já que iremos planear as nossas actividades do próximo ano. Apareçam!
Até sábado!

15/12/2008

Jantar de Natal



Na passada 6ª feira, dia 12 de Dezembro, realizou-se o jantar de Natal do grupo de jovens da APC, tendo o convite sido estendido a todos os sócios. O jantar teve lugar no restaurante Moinho Alentejano, na Cova da Piedade, Almada, pelo que queremos desde já agradecer aos donos a sua disponibilidade e a forma como nos receberam. Estiveram presentes 16 pessoas, sendo a maioria celíaca.

O menu (totalmente isento de glúten, claro!) foi constituído por pataniscas de bacalhau e patés para entrada, lombo de porco assado como prato principal e mousse de chocolate ou pudim para sobremesa.

Depois do jantar, e de uma animada conversa sobre análises de produtos, fez-se uma troca de prendas para "abrir o apetite" para o Natal.

Por fim, fica um balanço positivo deste encontro e a vontade de organizar outros mais, talvez até em restaurantes ditos "comuns", como tentativa de abrir horizontes aos profissionais do sector no que respeita à cozinha sem glúten, que pode ser tão simples, bastando apenas uma pequena adaptação de receitas e algum cuidado.
Para já, desejamos a todos um feliz Natal e um óptimo ano de 2009!

Vanessa D.

10/12/2008

Chamados a opinar...


Uma das necessidades que sentimos quando criámos a APC jovem foi a de construir um logótipo que nos identificasse a nível europeu e, mantendo a nossa filiação à APC, simbolizasse a juventude e o espírito que pretendemos transmitir.

Assim, a Joana Oliveira (Marketer) esboçou uma ideia que consistia em associar uma espiga e um cadeado fechado, de forma a representar a proibição do glúten. Contudo, esta acabou por ser modificada, passando a associar a espiga a um cadeado aberto para transmitir a ideia de que nós controlamos a doença e, ao mesmo tempo, para mostrar a interdição do glúten (representado pela espiga) nas nossas dietas.

A ideia foi executada pelo Designer Duarte Ruivo (www.duarteruivo.com) que fez os melhoramentos gráficos que considerou adequados. É de salientar que tanto a Joana como o Duarte trabalharam de forma voluntária pelo que agradecemos, desde já, a sua colaboração. Foram ambos muito disponíveis e incansáveis.

O resultado final, que muito nos agradou, segue agora em três combinações de cores diferentes e é para escolher o logótipo final que necessitamos de ajuda. Assim, agradecíamos que cada visitante do nosso blogue deixasse um comentário com o logótipo da sua preferência (A, B ou C). No final contaremos os votos e será eleita a combinação de cores que mais agradar à maioria dos leitores do blogue. No próximo dia 17 (Quarta-feira) "fechamos as urnas"!



Logotipo A - Magenta


Logotipo B - Roxo
Logotipo C - Verde


Democraticamente cada visitante só poderá votar uma vez, necessitando para o seu voto ser validado, de se identificar (não é necessário ser sócio da APC). Contamos com todos! Muito obrigado!

08/12/2008

Encontro de Natal da APC

Realizou-se no passado dia 6 de Dezembro, no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Leiria, o Encontro de Natal da APC.O início deste encontro foi marcado pelo lançamento de um livro de receitas totalmente isentas de glúten, 100% Sem Glúten – Receitas para uma alimentação saudável, de Alexandra Gameiro, que visa ajudar (e muito) na confecção de pratos saudáveis, saborosos e com o mínimo de restrições possível. Seguiu-se uma sessão de autógrafos com a autora cujo livro se revelou um sucesso. Para mais informações sobre o mesmo pode visitar o blogue http://livroportuguessemgluten.blogspot.com/.

Em seguida, realizou-se uma apresentação Dr.ª Marina Pité, intitulada Glúten – dos conceitos ao trabalho no INSA. Esta apresentação, tendo por base várias analises efectuadas a diversos produtos, revelou que as farinhas analisadas, quer de arroz ou de milho, apresentavam valores de glúten acima do recomendado. Este facto deve-se à contaminação com outras farinhas elaboradas na mesma linha de montagem. As análises revelaram também que, embora se tenham vindo a verificar grandes progressos, existem ainda rotulagens pouco rigorosas, visto que em muitos produtos cujo rótulo indica poderem conter "vestígios de glúten" ou mesmo de trigo tal não se verifica, sendo estes produtos isentos. Em suma, isto são notícias um pouco negativas para os celíacos, sendo que existem produtos sem glúten que nos são vedados devido a uma deficiente rotulagem e produtos à partida isentos que se encontram contaminados. A apresentação terminou com a ressalva de que, muito embora se desejassem fazer analises mais periódicas tal não é possível, por isso, para além de ter atenção à marca dos produtos analisados há que ter em atenção a data em que a análise foi efectuada visto poderem existir alterações no processo de fabrico.

Após esta exposição, o grupo de jovens da APC fez a sua primeira apresentação aos sócios, expondo as condições de criação do grupo e os seus objectivos, assim como as actividades a que se propõe. Foi dado a conhecer também do blogue do grupo e foi feito o apelo à participação dos sócios.

No final da assembleia foi votado o aumento das cotas de sócio para que se torne possível contratar definitivamente uma dietista, deixando de ser necessário recorrer ao estágio profissional e à sua limitação de nove meses.O encontro terminou com o sorteio de um cabaz de Natal, composto por produtos isentos de glúten e por um livro oferecido pela autora Alexandra Gameiro, e com um lanche sem glúten, como é habitual dos encontros da APC.

Jantar de Natal

O APC jovens tem o prazer de convidar todos os jovens celíacos e participantes do nosso blog para um Jantar de Natal a realizar-se no dia 12 de Dezembro, pelas 21 horas, no Restaurante Moinho Alentejano. O restaurante pertence a Helena e Ângelo Pereira, pais de uma jovem celíaca, pelo qual garantimos a segurança dos alimentos.Agradecíamos que confirmassem o mais cedo possível, através de um e-mail para semespiga@gmail.com.
+/- 15euros p/pessoa

Restaurante Moinho Alentejano
Rua José Martins Vieira, 2-B, Almada
R.S.F.F. (até 8 de Dezembro)

Ricardo S.

05/12/2008

NOGLUT

Bolo de Caramelo

Mais um bolinho para o livro de receitas...




Ingredientes:
- 5 Ovos
- 2 Chávenas de açúcar
- 2 Chávenas de farinha
- 1 Colher de chá de canela
- 6 Colheres de sopa de caramelo
- 1 Chávena de leite
- Meia chávena de óleo
- Fermento
Preparação:
Batem-se as claras em Castelo. Juntam-se todos os ingredientes, mexendo sempre (o último ingrediente a acrescentar são as claras). Unta-se a forma e vai ao forno (170º) a cozer.


Boas receitas!!
Daniela B.

03/12/2008

Sabes que tens a doença celíaca quando...


- não te lembras a que sabem as bolachas de água e sal.

- levas cerveja “especial” para uma festa e não partilhas.

- tens pesadelos sobre leitura de rótulos.

- comparas todos os teus alimentos à "comida das pessoas normais".

- ligas a todos os teus familiares e amigos quando ficas doente porque deves ter comido alguma coisa contaminada em casa deles.

- choras quando descobres uma nova maneira de fazer pão sem glúten. E ligas para todos os teus familiares e amigos a contar a novidade.

- sabes o que é goma xantana.

- não lambes selos.

- a tua mãe está com medo de cozinhar.

- sabes que o espelta é um primo distante do trigo, mas que o trigo sarraceno nem sequer é da mesma família.

- choras de alívio ao ver a expressão "sem glúten" carimbada na embalagem de um produto.

- vendeste a tua casa para comprar produtos de mercearia.

- vendeste o teu primeiro filho para comprar produtos de mercearia.

- podes encontrar glúten 'escondido' nos rótulos dos alimentos, só ao olhar de relance.

- tiveste que dar um curso intensivo a um médico em “Introdução à Doença Celíaca”.

- choras em piqueniques, festas, recepções e restaurantes de fast-food.

- choras ao pequeno-almoço, almoço e jantar.

- levas um tupperware com comida para um jantar elegante.

- já conduziste mais de 40 quilómetros para comprar farinha ou bolachas.

- demoras 4 horas no supermercado e a tua vista sofre com isso.

- começas a hiperventilar ao passar por uma padaria.

- pagarias de bom grado qualquer preço por um salgado que não saiba a serradura, ou pão que
não saiba a sola de sapato.

- tiveres deserdado entes queridos por colocarem as tuas facas no SEU frasco de maionese.

- levas uma mala cheia de comida quando viajas.

- descobriste como fazer farinha a partir de nabos.

- lês o rótulo com os ingredientes num pacote de chá verde: chá verde simples.


Autor desconhecido


Acrescente os seus "sei que" nos comentários.


Obrigada pela sugestão Cláudia :)