23/12/2008

NoGlut (Especial Natal)


Chegou o Natal. Sendo uma época especial para todos, para os celíacos reveste-se de algumas especificidades (e porque não dificuldades?). No sentido de as minimizar deixamos aqui duas receitas típicas da quadra. Se procurarem bem vão descobrir que, em qualquer casa, existe uma mãe, uma avó ou uma tia pronta a descobrir as maravilhas da cozinha sem glúten. As receitas são de fácil elaboração e o resultado final é verdadeiramente delicioso!

A APC jovem aproveita ainda para desejar a todos um Feliz Natal, recheado de saúde, alegria e paz. Sem vestígios de glúten. Esperamos ainda que o ano que se aproxima seja repleto de sucessos pessoais e profissionais. E já agora, que seja o ano em que a doença celíaca vai passar de "palavrão desconhecido" a palavra de uso corrente, com os portugueses sensíveis a esta causa. Contamos com todos no novo ano. Contem connosco!


Broas de Espécie (Revista "o melhor da cozinha portuguesa")





(Broas feitas no dia 22 de Dezembro - Mãe da Carmen)

Ingredientes:
- 450g de batata doce
- 250g de açúcar
- 100g de amêndoa sem pele moída
- 100g de coco ralado
- 5 gemas
- 1 laranja (raspa)
- Manteiga
- Farinha sem glúten (para polvilhar o tabuleiro)

Preparação:
Descasque as batatas, coza-as e reduza-as a puré. Leve o açúcar ao lume com um decilitro de água e deixe ferver até obter ponto de espadana. Nessa altura, junte-lhe a amêndoa, o coco ralado e a batata doce em puré. Deixe ferver mexendo sempre, até ver o fundo do tacho. Adicione então as gemas e a raspa de laranja. Retire o preparado do lume e deixe-o arrefecer completamente. Ligue o forno a 220ºC. Unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe-o com a farinha sem glúten. Molde pequenas broas e disponha-as no tabuleiro. Pincele-as com a gema e ovo batida e leve-as ao forno durante 15minutos.
Bom-apetite!


Bolo de Laranja


(Bolo realizado pela Daniela e pela Mãe)
Ingredientes:
- 200g de manteiga

- 250g de açúcar

- 250g de farinha (cerca de 200g de farinha de milho e 50g de farinha Maizena)

- 3 laranjas

- 4 ovos
- 1 colher de chá de fermento sem glúten

Preparação:
Bate-se bem a manteiga com o açúcar, junta-se-lhe a casca ralada das laranjas e o sumo de uma, as gemas dos quatros ovos, a farinha e o fermento. Por fim, juntam-se três claras batidas em castelo. Vai a cozer em forma untada e polvilhada de farinha sem glúten. Depois de pronto cobre-se com o sumo de laranja com açúcar.
Bom-apetite!
.
.
FESTAS FELIZES!
*
APC Jovem

1 comentário:

Caminar sin gluten disse...

¡Hola Sol!

Sentimos que por no haberte diagnosticado la celiaquía, te encuentres en la situación que te encuentras, y no puedas andar ni ver, sinceramente es lamentable, que en pleno siglo XXI, en una Europa que se siente rica, el diagnósico precoz de la enfemedad celíaca este como esta.

Gracias por todo lo que nos dices en tu comentario, gracias por pensar que lo que hacemos es bueno, y gracias por todo.

Hoy día de Nochebuena, y aunque la distancia nos separe, te deseamos pases el mejor día posible, y que el próximo año tu estado de salud mejore, ya que a los que nos ha faltado la salud, sabemos que es lo más importante.

Ahora, desde donde estamos no podemos enlazar tu blog, pero en cuanto que podamos lo haremos.

Si deseas algo de nosotros, no tienes más que pedirlo y siempre que esté a nuestro alcance, lo haremos.

Te deseamos igualmente, a tí, y a todos las personas de la Asociación, que vuestros logros sean muy rápidos, por vuestro bien y por el de todos los celíacos que podamos visitar el país vecino y amigo que es Portugal.

Sentimos no haber podido escribir en portugues.

Muchos besotes,

Ana y Víctor.