08/12/2008

Encontro de Natal da APC

Realizou-se no passado dia 6 de Dezembro, no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Leiria, o Encontro de Natal da APC.O início deste encontro foi marcado pelo lançamento de um livro de receitas totalmente isentas de glúten, 100% Sem Glúten – Receitas para uma alimentação saudável, de Alexandra Gameiro, que visa ajudar (e muito) na confecção de pratos saudáveis, saborosos e com o mínimo de restrições possível. Seguiu-se uma sessão de autógrafos com a autora cujo livro se revelou um sucesso. Para mais informações sobre o mesmo pode visitar o blogue http://livroportuguessemgluten.blogspot.com/.

Em seguida, realizou-se uma apresentação Dr.ª Marina Pité, intitulada Glúten – dos conceitos ao trabalho no INSA. Esta apresentação, tendo por base várias analises efectuadas a diversos produtos, revelou que as farinhas analisadas, quer de arroz ou de milho, apresentavam valores de glúten acima do recomendado. Este facto deve-se à contaminação com outras farinhas elaboradas na mesma linha de montagem. As análises revelaram também que, embora se tenham vindo a verificar grandes progressos, existem ainda rotulagens pouco rigorosas, visto que em muitos produtos cujo rótulo indica poderem conter "vestígios de glúten" ou mesmo de trigo tal não se verifica, sendo estes produtos isentos. Em suma, isto são notícias um pouco negativas para os celíacos, sendo que existem produtos sem glúten que nos são vedados devido a uma deficiente rotulagem e produtos à partida isentos que se encontram contaminados. A apresentação terminou com a ressalva de que, muito embora se desejassem fazer analises mais periódicas tal não é possível, por isso, para além de ter atenção à marca dos produtos analisados há que ter em atenção a data em que a análise foi efectuada visto poderem existir alterações no processo de fabrico.

Após esta exposição, o grupo de jovens da APC fez a sua primeira apresentação aos sócios, expondo as condições de criação do grupo e os seus objectivos, assim como as actividades a que se propõe. Foi dado a conhecer também do blogue do grupo e foi feito o apelo à participação dos sócios.

No final da assembleia foi votado o aumento das cotas de sócio para que se torne possível contratar definitivamente uma dietista, deixando de ser necessário recorrer ao estágio profissional e à sua limitação de nove meses.O encontro terminou com o sorteio de um cabaz de Natal, composto por produtos isentos de glúten e por um livro oferecido pela autora Alexandra Gameiro, e com um lanche sem glúten, como é habitual dos encontros da APC.

3 comentários:

Daniela B. disse...

Olá!!


Ainda bem que o Encontro foi concorrido ;)

Gostava de pedir a quem levou comidinhas para enviar as receitas para podermos partilhar...

Aproveito para dizer que que estavam deliciosas =D

Brigada**

Anónimo disse...

Não é para contratar "uma dietista qq". É para contratar a Rita Jorge!

João disse...

Grande Encontro, grandes sócios, grande lanche, grandes jovens!!

Sem espiga mano!