06/12/2010

Encontro Nacional de Celíacos - Lisboa (Parte II)

Depois da demonstração de cozinha sem glúten e da actividade de culinária com os mais pequenos, decorreu o almoço no refeitório da escola. Bacalhau com natas e arroz de pato, leite creme e arroz doce faziam parte do menu.


Durante a tarde, teve lugar a habitual sessão científica, desta vez com participação do Dr. José Cabral e da Dietista Mónica Dias do Hospital Dona Estefânia. Passou-se depois às eleições para os corpos sociais da APC para o triénio 2010-2012 e, seguidamente, foram apresentados o plano de actividades e o orçamento para 2011. Paralelamente, as crianças estiveram entretidas em actividades dinamizadas pela Associação Lavoisier.
Foram ainda sorteados dois cabazes de produtos sem glúten, pelo que importa agradecer às meninas que nos ajudaram na venda das rifas!

Por fim, seguiu-se para o lanche que, para além do contributo dos sócios que levaram as suas receitas, teve como surpresa pizzas sem glúten oferecidas pela Telepizza e que estarão disponíveis no mercado no início do próximo ano.


Fazemos um balanço muito positivo deste encontro! Contámos com a participação de mais empresas preocupadas com a alimentação sem glúten e de mais sócios envolvidos na colaboração com a APC.

Dê-nos a sua opinião sobre este Encontro Nacional através de um comentário a este post!

6 comentários:

Lucente disse...

Olá,
Infelizmente não consegui ir ao Encontro, pelo que fico a aguardar o próximo encontro no Porto. Tinha, sim, uma questão em relação às pizzas da Telepizza: sei que em Espanha já fazem há algum tempo, mas sabem como é que evitam a contaminação cruzada? O pessoal tem formação? Há fornos próprios, bancadas próprias? É realmente uma boa notícias para miúdos e graúdos portadores de DC, mas preocupa-me a questão da isenção de glúten no produto.

M disse...

As pizzas sem glúten da Telepizza estarão à venda em todos os restaurantes do país ou só em Lisboa?
Obrigada..

Anónimo disse...

Telepizza sem glúten? Isso sim, são boas notícias...Onde e quando?

Rute disse...

Bom, foi o primeiro encontro nacional da APC a que fui, e gostei muito! O que fez com que gostasse tanto foi o facto de ter sido abordado um pouco de tudo, desde as receitas a um espaço mais científico em que aprendemos mais sobre a DC e sobre a dieta, não deixando de lado a comida e salientando as PIZZAS!

Maria Rosa disse...

Infelizmente não pude participar do encontro com muita pena minha. Para o próximo não vou faltar de certeza!
Gostei muito de ver toda esta informação. Pensei que os encontros eram mais restritos, nem imaginei que pudessem haver bancas com produtos de várias empresas.
Fiquei com muita pena de não ter podido ir!.

Rita Jorge, Dietista APC disse...

Relativamente à questão das possíveis contaminações com as pizzas sem glúten da Telepizza, informo que a APC reuniu-se antecipadamente com a Telepizza Portugal e foi-nos divulgado o processo de produção:
- as pizzas já vêm congeladas de Espanha não havendo preparação na loja;
- vêm numa forma de aluminio própria e envolvidas com embalagem de plástico
- aquando do pedido na loja ou por telefone, o empregado de loja retira a embalagem de plástico e coloca a pizza no forno (sem retirar a base de alúminio)evitando contaminações;
- a pizza sai do forno e vai directamente para o prato ou embalagem de cartão de transporte, sem haver corte da mesma.

Desta forma, é garantida a isenção de contaminações na preparação, manuseamento e confecção das pizzas pelo que os lojistas só a colocam e retiram do forno.
Além do mais, a APC só apoiou esta inciativa após a Telepizza ter enviado as 2 pizzas sem glúten para análise (sendo que passaram por todo o processo descrito acima) e os resultados terem vindo negativos.
Esta informação está divulgada na próxima revista SemGlúten e assim que a APC souber mais novidades e locais de venda informa. No entanto, estará disponivel em outros locais do País para além de Lisboa.