23/12/2010

Questões sem glúten - análise

Enquadrado na quadra que atravessamos, propusemos aos nossos leitores uma sondagem sobre as possíveis dificuldades no cumprimento da dieta Sem Glúten nesta época. No total, registámos 28 respostas à nossa pergunta, verificando-se uma distribuição homogénea pelas opções disponíveis. De realçar uma maior percentagem (52%), ainda que ligeira, para as respostas associadas a ausência de dificuldade no cumprimento da dieta SG.

Dentro do conjunto de respostas em que os leitores assumiram algum tipo de dificuldade no cumprimento da dieta isenta de glúten (48%), 4 (14%) justificaram a dificuldade pela maior possibilidade de contaminação. Possivelmente, a confecção para toda a família de doçaria e demais iguarias da época com e sem glúten no mesmo espaço, poderá estar associado a este factor. A dificuldade em reproduzir receitas tradicionais foi apontada também por 4 pessoas (14%). Vários factores podem contribuir para esta opção; desde a falta de receitas adaptadas para doçaria tradicional sem glúten à utilização das farinhas e demais produtos de substituição que contêm propriedades diferentes dos originais e que obrigam a uma modificação no método de cozinhar. Como aspecto menos positivo, o registo de 5 votos (17%) na opção de “maior tentação”, podendo significar que a doçaria da época não encontra substituição adequada na oferta Sem Glúten ou até alguma dificuldade na “convivência” com a Doença Celíaca (DC), vendo-se como uma dificuldade o facto de estar privado de comida com glúten.
De salientar, a maior percentagem de pessoas que assumem não considerar mais difícil o cumprimento da dieta Sem Glúten na época natalícia, reflectindo-se no facto de estarem perfeitamente adaptados (21%), encontrarem boas alternativas (21%) ou ainda o facto das pessoas reunidas nesta data conhecerem a DC. Estes são bons indicadores para estes celíacos, que demonstram que a DC não é impedimento para ter uma época natalícia com tudo a que se tem direito.


Esta sondagem, teria um conjunto de possibilidades de resposta mais alargada do que as opções disponibilizadas, mas estas pareceram-nos as mais objectivas e que abrangiam o maior número de possibilidades de resposta. Como sempre, pedimos o comentário dos leitores relativamente à nossa análise bem como a exploração de outras possibilidades de resposta para a dificuldade ou não de cumprimento de dieta Sem Glúten nesta época.

Resta-nos desejar um Feliz Natal, sempre Sem Espiga!


Sem comentários: