30/04/2010

Encontro Nacional em Lagos - Parte I

No dia 17 de Abril, realizou-se o primeiro Encontro Nacional da APC em 2010. Desta vez, o evento decorreu em Lagos, graças à colaboração de Cristina Dias, mãe de um sócio, que funcionou como ponte entre a APC e a região, onde encontrou o local para o encontro e para o almoço. O EN decorreu na Escola Básica 1º Ciclo e J.I. de Santa Maria e teve início às 10h.

A manhã começou com uma demonstração da Bimby, no âmbito do tema "Cozinha Prática Sem Glúten", com a confecção de pratos como lasanha, waffles com cobertura de chocolate e gelado.



O entretenimento das crianças esteve a cargo da APC Jovem, tendo começado com um jogo educativo. Desafiámos os pequenos a construir uma pirâmide dos alimentos a partir de peças de cartolina e recortes de revistas e jornais, onde apenas podiam seleccionar-se produtos seguros para celíacos. Reparámos com agrado que as crianças pareceram muito bem informadas sobre o que podiam ou não comer!

Seguidamente, foram feitos alguns jogos com recurso a material de desporto, como bolas e arcos. Ao mesmo tempo, algumas crianças preferiram desenhar, pelo que dividimos o grupo em dois, mantendo ambas as actividades durante a manhã.

A única interrupção foi para um lanche sem glúten: madalenas e leite de soja. Rapidamente, os pequenos começaram a ver os pais chegar com os resultados de cozinha da Bimby. Era hora de almoço.




26/04/2010

No Glut - Pizza Alentejana SG

Cortesia de Bruno Marianito

E depois do EN de Lagos (com "reportagem" em breve aqui no Sem Espiga), foi altura de colocar em prática as técnicas aprendidas. No fim-de-semana foi, por isso, dia de Pizza com a massa feita na Bimby.

Para os que não conhecem a receita...


Ingredientes para a massa:

200g de água
50g de azeite
30g de levedura fresca
400g de farinha para pão SG (neste caso foi utilizada farinha da marca valpiforme)
1 colher de café de sal


Ingredientes para o recheio (como imagem apresentada):

Polpa de tomate guloso (indica no rótulo não conter glúten)
Fiambre Nobre Naturíssimos (aprox. 100gr)
1 pimento verde
1 queijo alentejano de meia cura
2 salsichas nobre naturíssimos
Oregãos q.b.


Modo de Preparação:
Coloque a água, o azeite e a levedura desfeita em bocadinhos no copo e programe 1 minuto, a 37ºC na velocidade 2. Junte a farinha e o sal. Amasse durante 2 minutos na velocidade espiga. Retire a massa do copo, coloque-a num saco de plástico e deixe levedar no mínimo 30 minutos. Estenda a massa numa forma de pizza. Com um garfo ou palito faça pequenos furinhos na massa e pincele-a com azeite. Cubra-a com a polpa de tomate, seguida de todos os outros ingredientes, excepto o queijo. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Deixe cozer durante cerca de 10 minutos. Abra o forno e coloque o queijo alentejano previamente fatiado sobre a cobertura da pizza. Deixe cozer mais 10 minutos (tempo regulável conforme o tamanho e a espessura da massa).




Bom Apetite!


P.S. Agradecemos às demonstradoras da Bimby todas as explicações facultadas ao longo dos inúmeros workshops e demonstrações e lembramos para aproveitar que os sócios da APC, ao adquirirem um destes robots de cozinha, estão a contribuir com cerca de 30€ para a nossa associação.
.
.

23/04/2010

Questões sem Glúten - Análise


Na sondagem que a APC Jovem colocou online a passada semana, onde se pretendia saber qual o comportamento padrão do celíaco em relação ao cumprimento da dieta sem glúten, participaram 31 votantes.


Para gáudios dos membros da APC Jovem, 76% dos votantes referiu nunca ingerir glúten de forma consciente. Verificar a elevada taxa percentual que esta resposta obteve indica-nos, acima de tudo, que a maioria dos celíacos se encontra bastante bem informada relativamente à DC e às consequências da ingestão de glúten, ainda que de forma esporádica. O rigoroso cumprimento da dieta indica também que o trabalho que a APC tem vindo a desenvolver junto dos seus associados e da sociedade em geral tem surtido frutos, sendo que a consciencialização para os riscos do incumprimento da dieta é praticamente geral.

Observando agora todo o gráfico de análise, constatamos que 7 votantes referem que, por vezes, ingerem pequenas quantidades de glúten. Esta resposta é, efectivamente, preocupante pois leva-nos a concluir que uma parte dos celíacos ainda não está suficientemente esclarecida quanto à etiopatologia e tratamento da DC. Voltamos a referir que as partes por milhão de glúten se vão acumulando no organismo provocando a lesão das vilosidades intestinais e, mesmo que sem sintomatologia imediata associada, a lesão vai-se formando sendo que, mais tarde, as consequências da ingestão do glúten aparecerão ainda que não necessariamente sob a forma de manifestações gastrointestinais.

Convém não esquecer que o “reaparecimento” da Doença Celíaca não é imediato à ingestão do glúten e não é de esperar que após a ingestão de, por exemplo, uma bolacha com glúten, um celíaco desencadeie um quadro de vómitos, diarreia ou dor abdominal. Após a ingestão de alimentos com glúten é provável que o organismo do celíaco não aparente qualquer reacção dando assim a sensação de uma “falsa tolerância”. O que é de esperar, e é certo, é que um dia mais tarde as consequências se farão sentir, seja em forma de dermatite herpetiforme, seja em forma de distúrbios gastrointestinais diferentes dos clássicos “vómitos e diarreia”, seja em forma de outras patologias mais graves e, nessa altura, é necessário reiniciar a dieta de forma ainda mais rigorosa esperando que as consequências do incumprimento não sejam já irreversíveis.

Ao nosso leitor que referiu não cumprir a dieta sem glúten gostaríamos de reforçar tudo o que foi dito anteriormente sendo que nos disponibilizamos, desde já, para qualquer esclarecimento necessário referente à DC e à dieta SG. Informamos ainda que, caso não cumpra a dieta devido a restrições financeiras, nos deve contactar através do e-mail referido na barra lateral do blogue (semespiga@gmail.com).
_____________________________
Importa não esquecer que a APC desenvolve neste momento, em conjunto com a Pharmakern, uma campanha de solidariedade denominada “um telefonema para um alimento” destinada a auxiliar os celíacos com maiores dificuldades económicas, na aquisição dos produtos alimentares.

Carmen G.

08/04/2010

Encontro Nacional em Lagos



Mais uma vez, a APC e a APC Jovem orgulham-se de anunciar a realização de um Encontro Nacional de Celíacos desta feita a realizar na Escola Básica 1º Ciclo e J.I. de Sta. Maria, Rua da Gafaria, em Lagos (Algarve) no dia 17 de Abril de 2010. Como habitualmente, este encontro destina-se a todos os sócios da APC e seus familiares, estando também aberto a todos os celíacos que desejem fazer parte da nossa associação (as inscrições para sócio poderão ser efectuadas no local).

O programa será:

10h00: Demonstração Bimby “Cozinha Prática Sem Glúten – Padaria / Pastelaria”
13h00: Almoço Sem Glúten no Restaurante ‘O António’ *
15h00: Sessão Cientifica: “Doença Celíaca – Etiopatologia e Tratamento”, Dr.ª Marta Amado do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, EPE
16h00: Apresentação de contas da APC referente ao ano de 2009
17h00: Lanche sem glúten

Gostaríamos ainda de reforçar que, à semelhança do que tem acontecido em Encontros Nacionais anteriores (nomeadamente em Vendas Novas), a APC Jovem está a preparar um conjunto de actividades para os mais novos entre as quais se destacam, na parte da manhã, os jogos tradicionais (malha, chinquilho, etc.) e, na parte da tarde, uma sessão lúdica sobre alimentação saudável sem glúten adaptada ao público infantil. Também para os adolescentes a APC Jovem reservou um espaço de diálogo e troca de experiências.

Por todos estes aspectos acreditamos que a sua participação será proveitosa pois, para além de novos conhecimentos sobre aspectos práticos da DC, poderá passar um dia agradável de partilha de experiências enquanto os mais pequenos convivem com outras crianças com realidades semelhantes.

Também na linha tradicional dos encontros da APC, haverá um espaço reservado às empresas do sector alimentar e, para o lanche sem glúten, contamos com a sua especialidade gastronómica e, se possível, com a respectiva receita.

Como esforço suplementar pedimos apenas que ao fazer a sua inscrição indique o número de crianças que poderão participar nas actividades organizadas pela APC Jovem pois, uma vez mais, queremos que nada falhe neste dia.

Até Lagos!
Ana, Carmen, Daniela, Filipe, João, Marta e Vanessa

__________________________________________________
* Inscrições para almoço: adulto – 16 euros/pessoa, criança – a combinar.
Couvert: Pão sem glúten, manteiga, azeitonas, queijo fresco
Entrada: Arroz de tamboril ½
Prato: Mista de carne com batata à padeiro (no forno) e salada
Sobremesa: Pudim flan, torta de laranja ou salada de fruta
Solicitamos a reserva através do 91 813 95 11 ou
dietista@celiacos.org.pt.