30/04/2010

Encontro Nacional em Lagos - Parte I

No dia 17 de Abril, realizou-se o primeiro Encontro Nacional da APC em 2010. Desta vez, o evento decorreu em Lagos, graças à colaboração de Cristina Dias, mãe de um sócio, que funcionou como ponte entre a APC e a região, onde encontrou o local para o encontro e para o almoço. O EN decorreu na Escola Básica 1º Ciclo e J.I. de Santa Maria e teve início às 10h.

A manhã começou com uma demonstração da Bimby, no âmbito do tema "Cozinha Prática Sem Glúten", com a confecção de pratos como lasanha, waffles com cobertura de chocolate e gelado.



O entretenimento das crianças esteve a cargo da APC Jovem, tendo começado com um jogo educativo. Desafiámos os pequenos a construir uma pirâmide dos alimentos a partir de peças de cartolina e recortes de revistas e jornais, onde apenas podiam seleccionar-se produtos seguros para celíacos. Reparámos com agrado que as crianças pareceram muito bem informadas sobre o que podiam ou não comer!

Seguidamente, foram feitos alguns jogos com recurso a material de desporto, como bolas e arcos. Ao mesmo tempo, algumas crianças preferiram desenhar, pelo que dividimos o grupo em dois, mantendo ambas as actividades durante a manhã.

A única interrupção foi para um lanche sem glúten: madalenas e leite de soja. Rapidamente, os pequenos começaram a ver os pais chegar com os resultados de cozinha da Bimby. Era hora de almoço.




Sem comentários: