30/01/2009

Bebidas alcoólicas Sem Glúten



Tomar um copo com os amigos não tem de ser sinónimo de beber água ou sumo toda a noite. Vodka, whisky e gin são algumas das bebidas em que pode acompanhar os seus amigos sem preocupações. O segredo está no processo de fabrico.

Grande parte das bebidas alcoólicas feitas a partir de cereais proibidos (trigo, cevada ou centeio), como o vodka, whisky ou gin, são permitidas numa dieta sem glúten porque são obtidas através do processo de destilação.

A destilação consiste na fermentação dos hidratos de carbono de plantas da qual resultam líquidos alcoólicos, que depois são separados quimicamente. É nesta fase que os péptidos de glúten prejudiciais aos celíacos são eliminados.

A cerveja, tradicionalmente feita a partir de malte de cevada, é uma bebida que é apenas fermentada, portanto contém glúten. O que não o impede de apreciar uma boa cerveja, sem glúten, feita a partir de cereais aptos como o sorgo, trigo sarraceno e lúpulo.

A APC Jovem defende que o consumo de bebidas alcoólicas sem glúten deve ser feito com moderação e apenas por adultos. O consumo excessivo de álcool origina problemas de saúde graves.


Bebidas PERMITIDAS

Aguardente
Bourbon
Brandy
Champagne
Cidra (sem aditivos de cevada)
Conhaque
Gin
Rum
Saké (sem aditivos de cevada)
Tequilha
Vermute
Vinho
Vodka
Whisky
Alguns licores (confirmar lista de ingredientes na embalagem e/ou fabricante)


Bebidas PERIGOSAS


Bebidas com aditivos, como os provenientes de cevada

Alguns licores (confirmar lista de ingredientes na embalagem e/ou fabricante)



Bebidas PROIBIDAS


Cerveja

15 comentários:

Anónimo disse...

Olá a todos, sabem onde é que se pode arranjar cerveja sem gluten, e qual a marca?

m and m's disse...

Olá Mamã Cris,

Há uma cerveja sem glúten da Bi-Aglut no Corte Inglés. Custa €2,55 a garrafa de 33 cl.

É possível que haja outras marcas noutras lojas.

Bom fim-de-semana,
Marta

João disse...

A cerveja sem glúten ainda tem um longo caminho até chegar ao patamar do agradável ao gosto... um belo vinho português bate aos pontos a cerveja!

Anónimo disse...

Apesar de ainda nao consumir muito bebidas alcoolicas, de vez em quando quebro essa rotina, e acho que convem termos a informação, nós celiacos, desta lista e destas injformações. Apesar de já me terem esclarecido antes, acho pertinente terem publicado isto no blog, a informação nunca é de mais :D

Bjinhos, Marisa

Carla Cardoso disse...

Olá a todos, então afinal o whisky é permitido? Eu achava que por ter malte que não o fosse! E que só se podia comprar whisky sem malte! E o martini? Comprei um livro para celíacos em Espanha que me deixou um pouco apreensiva, uma vez que verifiquei que há algumas variedades de martini que possuem caramelo e que este contém trigo, como tal, não pode ser consumido, só não consegui perceber qual era o permitido afinal...

Bom fim-de-semana
Beijinhos
Carla Cardoso

Carla Cardoso disse...

Olá a todos outra vez, então quer dizer que o Baileys ou Carolans, por ser licor de Whisky pode ser também permitido?

Bom fds
Beijinhos
Carla Cardoso

Unknown disse...

Bom dia Carla,

Há opiniões contraditórias nos vários livros e artigos consultados para escrever este post.

Optámos por nos basear na informação mais recente que tinha por base estudos feitos em laboratório.

Assim quando falámos em Whisky foi no Whisky 'puro' e não em licores que foram indicados como podendo conter glúten.

O mesmo acontece com as outras bebidas referidas como permitidas. As declinações da bebida original sobretudo as que levam aditivos, como corantes, poderão conter glúten.

O ideal é ler sempre o rótulo e em caso de dúvida não ingerir até saber pelo fabricante se a bebida é ou não apta.

No caso do Bailey's e do Carolans a resposta está nos sites da marcas:

Bailey's

"Leve em atenção o facto do whiskey utilizado em Baileys® ser produzido através da fermentação de grãos que contêm glúten. Devido à presença de glúten nos compostos do whiskey na fase anterior à destilação, não podemos garantir com total certeza que não se poderão verificar cólicas. Como não estamos qualificados para prestar conselhos médicos, qualquer pessoa que careça de uma alimentação livre de glúten deverá consultar o seu responsável médico antes de consumir Baileys®.".

Carolans

"Carolans is suitable for Celiacs and is both gluten and wheat free".

Já contactámos a Martini e estamos a aguardar uma resposta. Assim que a recebermos deixamo-la em comentário.

Obrigada pelas questões e bom fim-de-semana,
Marta

Anónimo disse...

não fazia ideia das bebidas que podia ou não consumir, fiquei bastante esclarecida, obrigada =D

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

Anónimo disse...

bem como sabemos os jovens nas saidas as noites gostam sempre de beber algo que tenha alcool, mas com esta nossa doença é sempre dificil e com essas bebidas ai postas ajudou, mas ainda continuam algumas duvidas, como sabemos existe varios tipos de vodka será que podemos beber todo o tipo de vodka ??
e malibu?
eristofblack?

...
mariana

Unknown disse...

E o Red Bull e outros energeticos semelhantes contem ou nao glutem?

Unknown disse...

Olá Mário,

O Red Bull, de acordo com a informação no site da marca é isento de glúten.

Na página das FAQs [http://www.redbull.pt/cs/Satellite/pt_PT/Red-Bull-Portugal/Products/011242746101960#/product-FAQs] é possível ler que:

"A RED BULL® ENERGY DRINK É: VEGAN, ISENTA DE GLÚTEN, TRIGO E DE LACTICÍNIOS?

Sim, Red Bull® Energy Drink é vegan, isenta de glúten, de trigo e de lacticínios!"


Também fui confirmar os ingredientes que são:

"TAURINA

A Taurina é essencialmente e condicionalmente um aminoácido que o corpo humano produz naturalmente. “Essencialmente e condicionalmente” porque em algumas situações ou sob determinadas condições, como por exemplo em situações de stress elevado ou de grande esforço físico, são eliminadas do corpo grandes quantidades de taurina que não são repostas em quantidade suficiente.

A Taurina está envolvida em funções vitais do corpo humano. A Taurina é um antioxidante e promove a desintoxicação, já que une substâncias nocivas, acelerando assim a sua excreção do corpo.

A Taurina também existe em diferentes alimentos como as vieiras, vários tipos de peixe e aves de capoeira, para além de ser acrescentada a produtos de alimentação infantil.

GLUCURONOLACTONA

A Glucuronolactona é um hidrato de carbono.

É produzida naturalmente no corpo humano, onde desempenha um papel essencial em processos de desintoxicação, ajudando na eliminação de substâncias residuais do organismo.

A Glucuronolactona está também presente em produtos alimentares como o grão ou o vinho tinto.

CAFEÍNA

A Cafeína é conhecida pelos seus efeitos benéficos para as funções físicas e mentais. Melhora comprovadamente a velocidade de reacção, a atenção e a concentração. A Cafeína também estimula a eliminação de gordura durante actividades físicas e como tal ajuda à utilização das reservas de gordura no corpo como fonte de energia.

A Cafeína está presente em muitos produtos alimentares como o café, o chá ou o chocolate. Uma lata de Red Bull® Energy Drink contém aproximadamente a mesma quantidade de cafeína que uma chávena de café.

VITAMINAS DO GRUPO B

A vitamina B tem um papel importante no metabolismo energético, influenciando as reservas de hidratos de carbono, gordura e proteínas. A vitamina B beneficia comprovadamente o desempenho mental e físico.

SACAROSE

A sacarose é um açúcar que é queimado lentamente. Antes de poder ser usada como fonte de energia, tem primeiro de ser dividida em glucose e frutose. Assim, a sacarose funciona como uma espécie de armazenamento a curto prazo de energia no organismo, fornecendo energia quando as reservas de glicogénio do organismo estão esgotadas.

GLUCOSE

A glucose é um açúcar que é queimado rapidamente, o que significa que pode ser utilizada de imediato como fonte de energia. A glucose ajuda a proteger as reservas imediatas de glicogénio do músculo."

Sobre as outras bebidas do género será preciso consultar a marca para ter a certeza.

Marta

Mafalda Magalhães disse...

é bom saber que ha um blogue sobre a DC! é sempre bom ter cada vez mais informações sobre o que tem ou não gluten. obrigada. Aproveito e vou ver se me inscrevo na associação de celiacos :)
obrigada

Anónimo disse...

Há cerveja sem gluten Riedenburger que se compra nas lojas BRIO

Anónimo disse...

Também desconhecia que podia beber bebidas com malte, desde que destiladas...
A melhor cerveja sem glúten que bebi foi "Estrela DAM", de Barcelona mas não é fácil encontrar em Portugal...