17/10/2008

A Génese


Na manhã de 4 de Outubro, um conjunto de jovens celíacos unidos pela vontade de se fazer ouvir encontraram-se na sede da Associação Portuguesa de Celíacos (APC). Ana, Carmen, Daniela, João, Maria, Marta e Ricardo juntaram vontades comuns e iniciaram o que se espera ser um grande passo para o desenvolvimento e abrangência da APC. Com o contributo imprescindível da dietista Rita, que exerce as suas funções na sede, a reunião desenrolou-se de maneira muito dinâmica e entusiasta.


A partir de uma iniciativa individual (Ricardo integrou os recentes Summercamp da associação europeia de jovens de Celíacos - Coeliac Youth of Europe -, sendo nomeado o delegado do nosso país), surgiu a necessidade de aglutinar jovens celíacos portugueses que com a sua energia e dinamismo pudessem funcionar como elemento operacional das iniciativas da APC, bem como dinamizar eventos para uma população celíaca entre os 16 e 30 anos. Desta forma, formou-se o grupo de jovens celíacos das APC, que não actuando exclusivamente para o target referido, pretende trabalhar nas situações a ele associadas.


Como primeira medida e no sentido de dar maior visibilidade ao grupo e aumentar a interacção com os restantes sócios, surgiu a ideia de construir um blog (http://sem-espiga.blogspot.com/). Este espaço virtual pretende funcionar como meio interactivo entre o grupo de jovens celíacos portugueses e o resto do mundo, no sentido de partilhar experiências, informação, divulgação de eventos, e fundamentalmente dar “voz” à pessoa que tem esta intolerância.


Outro dos pontos discutidos durante a reunião foi a necessidade de elaborar uma lista de locais de compra de produtos sem glúten, restaurantes e estruturas de apoio ao celíaco em território português de forma aproximar a APC dos companheiros europeus e integrar estas informações no sitio da associação internacional de celíacos (Association of European Coeliac Societies). No seguimento desta proposta, o Ricardo falou da possibilidade de Portugal organizar o Summercamp (encontro internacional de celíacos) em 2010. A sugestão foi recebida unanimemente de forma positiva, disponibilizando-se todos os presentes a colaborar na organização. Esta acção da APC, dado a sua importância será alvo de actualizações periódicas no blog, informando-se os leitores da respectiva evolução da iniciativa.

A vontade de partilhar histórias, problemas e curiosidades de cada um acerca da doença, fez com que a reunião muitas vezes fosse nesse sentido. Este facto, levou a concluir-se que uma das primeiras iniciativas do grupo de jovens da APC, seria um encontro informal com o maior número destes de forma a poder-se partilhar as situações com que cada celíaco se depara. Esperamos, em breve, divulgar em que consiste esta iniciativa.

Depois de algumas horas de animada e participada reunião, distribuíram-se tarefas pelos presentes e deu-se por concluído o encontro. Todos abandonaram a sede com elevada motivação e vontade de dinamizar o grupo e consequentemente a associação, tendo como objectivo maior o aumento da visibilidade dos celíacos e das suas particularidades.


João R.

Sem comentários: