13/09/2011

I Acampamento Nacional de Jovens Celíacos - 3º dia

O domingo começou com a já familiar azáfama do pequeno-almoço. Participantes, monitores e colaboradores juntaram-se no bungalow nº 30 para a primeira refeição do dia, onde havia pão, leite, cereais, bolachas e pastéis de nata, produtos nem sempre disponíveis para os celíacos. Daí, seguiu-se para a primeira actividade do dia - paintball! O ponto de encontro foi à entrada do parque e os nossos jovens foram acompanhados por dois monitores. O jogo ocupou as primeiras horas do dia e foi ideal para abrir o apetite. Entretanto, os restantes monitores prepararam o almoço e a despedida, arrumando os bungalows e amontoando a bagagem.



Almoçámos sopa, rolo de carne acompanhado de arroz e salada, e fruta, antes de sairmos para a última visita a Lisboa. A tarde começou no Panteão Nacional, última morada de alguns dos grandes nomes nacionais e monumento detentor de uma vista magnífica para a zona histórica da cidade e para o rio. Daí, dirigimo-nos ao Parque das Nações para o lanche e a despedida, onde alguns jovens regressaram com os pais e outros foram acompanhados pelo monitor João até aos respectivos pontos de descolagem.


Depois destes três dias em que experienciámos um evento de estreia em Portugal, podemos dizer que ficámos muito satisfeitos com o resultado. Tivemos a excelente oportunidade de conhecer jovens celíacos cheios de histórias para contar, de partilhar passeios, jogos e refeições e ainda de ver alguns esquilos aventureiros no parque de campismo!

Para além dos monitores João, Rute, Inês e Vanessa e das colaboradoras Marta e Vera, agradecemos o apoio fundamental da nossa Dietista, Rita Jorge, do Tesoureiro da APC, Mário Rui Romero, e da Presidente Marina Van Zeller. Destacamos ainda os patrocinadores que tornaram este acampamento possível, o acompanhamento e a disponibilidade do Lisboa Camping & Bungalows, a atenção da direcção dos monumentos que visitámos e o interesse da equipa de reportagem do programa "Consigo" da RTP 2. E claro, a motivação e energia dos participantes!

Esperamos poder repetir esta experiência no futuro!

1 comentário:

Ana Paula disse...

Boa Noite,

Como se faz para se participar no acampamento? Qual a idade mínima? Obrigada