16/09/2011

Conferência CYE 2011 - Malta



Nos passados dias 8, 9 e 10 de Setembro realizou-se em Malta a Conferência Anual CYE, englobada na Assembleia Geral AOECS. Ao longo destes três dias, através do nosso delegado João Rocha, participámos nos trabalhos deste departamento da AOECS que engloba todos os grupos de jovens celíacos europeus. Juntamente com mais 24 jovens de 15 países tivemos a oportunidade de, entre outras coisas, conhecer o trabalho realizado por cada um dos grupos, os resultados do projecto CYE deste ano, o lançamento das metas a alcançar com o do próximo ano, informações sobre o Summercamp deste ano, próximo e eleição do de 2013. Ainda houve oportunidade de participar em duas apresentações científicas sobre a DC.




De realçar o feedback extremamente positivo e de incentivo da direcção CYE relativamente ao nosso I Acampamento Nacional de Celíacos, servindo de exemplo para os restantes grupos com a dimensão e recursos semelhantes a Portugal seguirem. Na apresentação dos resultados de Portugal no projecto CYE deste ano, de notar o destaque dado à Telepizza com oferta sem glúten no nosso país, bem como possível entrada de oferta sem glúten no Macdonalds a exemplo do que se verifica em Espanha.

A direcção da CYE fez também a habitual apresentação do relatório de actividades deste ano. Pudemos assistir ainda à apresentação do Summercamp 2012 na Noruega, onde visionámos o vídeo promocional (
http://www.youtube.com/watch?v=xc3cJn7Fxg4). Para 2013 ainda não está definido o país que irá acolher este evento, mas a Sérvia e a Suíça apresentam-se como fortes candidatos. Foram também estabelecidos o formato e conteúdos do projecto CYE do próximo ano, que passa pala publicação de uma newsletter com diferentes assuntos dentro da DC, onde todos os grupos jovens poderão contribuir com textos e informação a ser publicada. Por último, aquando da apresentação do trabalho da CYE deste ano na Assembleia Geral AOECS, de notar o entusiasmo relativamente aos resultados obtidos com o questionário lançado e onde se obtiveram 6341 respostas sobre hábitos de consumo da população celíaca na área da fast-food e como estes poderiam ser rentabilizados para uma maior e mais segura oferta nesta área.






De salientar o espírito de partilha informal deste tipo de conferência que permite um contacto muito próximo entre os delegados, reforçando-se amizades que já tinham sido estabelecidas nos anos anteriores. Com grande qualidade no alojamento e condições onde decorreu a Conferência, tivemos anda ainda oportunidade de descobrir alguns dos pontos mais turísticos de Malta, culminando num magnífico jantar de gala no Casino Maltese, ponto final ideal destes três dias de trabalho, amigos e diversão.


1 comentário:

Anónimo disse...

Greetings! This is my first comment here ѕo
I just ωanted to give a quick ѕhоut оut and tell you I
genuinely enjoy reading through your pοsts.

Can yοu гecommend аny othеr blοgѕ/webѕites/forums thаt coνer the ѕame topics?
Many thanks!

Feеl frее to vіѕit my blοg: buy targeted twitter followers
Visit my web-site how to get more folowers on twitter