06/09/2011

I Acampamento Nacional de Jovens Celíacos - 1º dia

Como prometido anteriormente, aqui fica o relato do que se passou em cada um dos dias do I Acampamento de Jovens Celíacos que se realizou em Lisboa.

Pelas 9 horas da passada sexta-feira começaram a chegar alguns dos jovens que se inscreveram. Acompanhados pelos pais, estavam com grandes expectativas pois para alguns seria a primeira vez que estariam fora de casa sem os mesmos e com a oportunidade de conhecer outros jovens com Doença Celíaca! Enquanto iam-se aglomerando na zona junto à piscina, o monitor João recolhia o Lluís, o Eduard e o David no aeroporto, onde aterraram vindos de Barcelona, e ainda o Pedro, que vinha do Norte e que já os esperava em Sete Rios!




Cerca das 10horas todo o grupo estava reunido para as apresentações. Inês, Mariana, Beatriz, Lucas, José e Francisco compunham o resto de grupo de participantes juntamente com os Monitores Vanessa, Inês, Rute e Mário e ainda a nossa dietista Rita! Com a apresentação a ser abrilhantada com a oferta de t-shirts personalizadas SEM ESPIGA e malas com material oferecido pelos patrocinadores, fomos até à piscina destemidos, que o tempo não estava convidativo, mas a vontade era muita.




Ainda durante a manhã tivemos a presença de uma equipa de reportagem do programa Consigo da RTP2 que irá emitir o seu trabalho numa das próximas emissões, que anunciaremos quando soubermos. O pasteleiro Ricardo das "Soluções Sem Glúten" também apareceu com o almoço e pães-de-leite para o lanche. Depois desta intensa manhã, foi altura do almoço em que constou na ementa rissóis e croquetes com salada e batatas fritas.




A tarde iria ser longa e sem demora fomos até ao Palácio da Ajuda. Depois desta visita descemos até Belém onde tivemos ainda oportunidade de visitar o Mosteiro dos Jerónimos. A tarde ficaria completa com um passeio junto ao Rio Tejo com paragens no Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém. Pelo meio ainda tivemos lanche e descanso nos jardins dos Jerónimos. De volta ao Lisboa Camping, em Monsanto, ainda tivemos tempo para um jogo de futebol entre todos!


Depois de tanta energia gasta o apetite era imenso e foi sem surpresa que a sopa e o bacalhau-à-brás foram devorados rapidamente. Depois do jantar entretivemo-nos nos bungalows a ouvir música, ver televisão e a jogar as cartas até à hora de ir deitar. Até adormecer e já nas camas ainda deu tempo para mais um dedo de conversa sobre o dia que tinha passado.

Sem comentários: