24/11/2010

Questões Sem Glúten – Análise


Com o regresso às sondagens no Sem Espiga, regressou igualmente a análise às mesmas, um espaço que utilizamos para reflectir sobre as respostas obtidas e apelar a comentários e opiniões dos leitores. Com o Encontro Nacional (EN) à porta, não poderia ser mais pertinente perguntar qual a intenção dos participantes deste blogue de comparecer no evento. Assim, à questão “Vai ao Encontro Nacional da APC dia 27 de Novembro?”, responderam 25 leitores.
Das cinco hipóteses apresentadas, nenhum leitor (0%) ponderou não comparecer ao Encontro Nacional por não o considerar relevante (“Não, não acho os EN importantes.”). Parece-nos um bom sinal que esta alternativa não tenha sido assinalada pois consideramos, assim como a comunidade celíaca com que temos contacto nestes eventos bianuais, que estes são fundamentais para, por exemplo, nos mantermos informados, partilharmos experiências, fazer balanços, delinear objectivos futuros, definir estratégias e desfrutarmos descansadamente de refeições sem glúten.
Sete leitores (28%), referiram que “Sim, tento sempre comparecer porque acho importante.”. Consideramos indispensável haver celíacos que tentam ir aos Encontros Nacionais e, desta forma, criar um corpo de sócios participantes e intervenientes pois só assim também a associação pode crescer e desenvolver-se para cada vez melhor cumprir o seu papel.
Ao perguntar a intenção de comparência num EN, não podemos deixar de considerar a questão geográfica. À APC chega com frequência o repto da (in)satisfação pelo local escolhido para realizar o EN e a consequente comparência ou não dos sócios. No conjunto de respostas apuradas este fenómeno é igualmente visível: o mesmo número de leitores (seis, 24%) referiu que iria comparecer ao EN de dia 27 por este estar geograficamente próximo (“Sim, é relativamente perto do meu local de residência.”) e que não iria estar presente por o local ser distante (“Não, é longe do meu local de residência”). Apesar de ser uma pequena amostra e de não ser possível garantir a representatividade da mesma, podemos verificar que quase metade (48%) dos leitores que responderam decide a sua possibilidade de comparência pelo local em que o EN se irá realizar. A APC está atenta a este fenómeno e, nestes últimos anos, tem diversificado a localização destes eventos, tentando cobrir todas as regiões do território nacional continental (por exemplo, Lagos, Vila Real, Vendas Novas, Porto, Leiria). Relativamente às regiões autónomas dos Açores e Madeira, embora a organização de Encontros Nacionais possa ser mais complicada, há abertura da associação para o fazer com a colaboração dos sócios locais. A questão da escolha do local dos Encontros Nacionais é aliás determinada também tendo em consideração a existência de sócios locais que auxiliam a APC na organização e servem como elo de ligação (por exemplo, indicar hipótese de espaço e estabelecer contactos).
Há ainda a referir os seis leitores (24%) que declararam não poder estar presentes devido a incompatibilidade de calendário (“Nessa data não poderei comparecer.”). Esta é similarmente uma questão que se coloca com frequência aquando da organização dos Encontros Nacionais e que é difícil de contornar e compatibilizar com todos os associados. Relembramos que os Encontros Nacionais ocorrem duas vezes por ano, em Março/ Abril e Novembro/ Dezembro, em sábados.
Apelamos a que nos dê a sua opinião quanto aos Encontros Nacionais, quer relativamente à sua organização, quer quanto à sua pertinência no quadro dos interesses dos celíacos.
Para todos os leitores, quer possam estar presentes ou não no próximo EN, faremos, como é habitual, um rescaldo e balanço do evento aqui no Sem Espiga.
Resta-nos então desejar um óptimo EN, dia 27!

Sem comentários: