21/11/2010

DC com o Dr. Oz


The Dr. Oz Show é um programa televisivo, apresentado pelo Dr. Oz, um cirurgião cardíaco, que além de médico, é também autor e participou em diversos programas como conselheiro em questões médicas. O The Dr. Oz Show aborda temas de natureza médica e de saúde, entre as quais um a que estamos especialmente atentos, a Doença Celíaca (DC).
Num dos seus programas o foco foi a DC e assuntos que estão relacionados como as causas, consequências e a alimentação sem glúten. Estas matérias são ocasionalmente alvo de cuidado no segmento do programa Ask Dr. Oz, no qual várias questões são colocadas pelo público, algumas das quais estão ligadas particularmente à DC e à alimentação sem glúten. A DC e alguns aspectos associados são ainda abordados pontualmente, por exemplo, aquando da explicação do funcionamento do corpo humano.
No site do programa (http://www.doctoroz.com/) pode ser encontrado um conjunto de informação que foi tratado na emissão televisiva. Um exemplo da informação disponibilizada refere-se à explicação do que é a doença celíaca, os seus sintomas, o glúten, a dieta sem glúten, as consequências da ingestão deste, a realidade americana e outras informações complementares (http://www.doctoroz.com/videos/celiac-disease-advantages-gluten-free-diet). Deixamos ainda o endereço de duas das questões que foram colocadas pelo público no programa televisivo e as respostas dadas pelo Dr. OZ que podem ser consultadas em formato de vídeo (http://www.doctoroz.com/videos/special-ask-dr-oz-devoted-exhaustion; http://www.doctoroz.com/videos/sleep-troubles-and-celiac-disease).
Podem ainda ser pesquisados no site outros conteúdos para além da informação do programa televisivo. Por exemplo, estão divulgadas outras questões relacionadas com a DC, que são colocadas directamente no site e respondidas por entidades de Saúde reconhecidas (http://www.doctoroz.com/question?query=celiac disease&type=qa).
Está assim acessível informação pertinente e útil acerca da DC e questões associadas que pode ser acompanhada e consultada de forma televisiva (o The Dr. Oz Show tem transmissão em Portugal através da SIC Mulher) e/ ou através do site oficial do programa.
Seja qual for o formato, é sempre reconfortante saber que é dado “tempo de antena” à DC e que os esforços por a divulgar, estudar e compreender continuam a ser levados a cabo.
Outras fontes de informação utilizadas:

Sem comentários: