11/11/2010

A Biópsia

Tal como prometido aquando da apresentação do texto sobre a endoscopia digestiva alta, abordaremos hoje a biópsia, única maneira de confirmar, de forma inequívoca, o diagnóstico de DC.

A biópsia é um tipo de procedimento no qual se colhe uma amostra de tecidos orgânicos ou células para posterior análise em laboratório. A análise realizada pode ser do tipo histológico, bioquímico, microbiológico ou imunológico sendo que é esta análise que permite a obtenção de um diagnóstico.

É importante que a amostra de tecido excisado cumpra dois requisitos: ter dimensão suficiente para observação microscópica e ser representativa da lesão (ou pode mesmo acontecer que a amostra corresponda à totalidade da lesão).

Para a confirmação do diagnóstico de DC realiza-se uma biópsia jejunal através da endoscopia digestiva alta. É o próprio endoscópio que, na sua extremidade, possui o equipamento específico que permite colher a amostra de tecido desejada. Uma vez que a endoscopia seja realizada debaixo de sedação a biópsia é indolor. Caso a endoscopia seja feita com o doente consciente é possível que ocorra algum desconforto durante a realização da biópsia.

Importa referir que a grande maioria dos procedimentos de biópsia são muito seguros, comportando apenas como risco o facto de poder existir sangramento ou infecção no local de onde é excisado o tecido para estudo. Se após uma biópsia ocorrer febre, dor, edema, rubor ou hemorragia é importante consultar o médico.

Apenas como curiosidade relembramos qual a imagem obtida numa biópsia jejunal normal e qual a imagem obtida numa biópsia jejunal a um individuo com DC. As diferenças são evidentes…


Carmen G.

1 comentário:

Anónimo disse...

Interessante...Faltou referir nunca começar dieta sem fazer biopsia....Foi o que eu fiz a biopsia nao foi muito especifica algumas alteraçoes ...
Que se enquadraram num grupo de sintomas alteraçoes tiroide ,anemia resistente colestrol baixo etc.

NUNCA COMECEM DIETA SEM BIOPSIa

com sedaçao é indolor..