18/06/2010

APC na Feira Área Viva (Continente)


A APC esteve presente em alguns dias da Feira da Área Viva, a convite do Continente. Esta é uma oportunidade que a APC aproveita, sempre que pode, para marcar presença e estar perto dos sócios e de todos os interessados na DC.

A APC esteve então, por sete ocasiões, em diferentes Continentes da zona da Grande Lisboa e Grande Porto em acções de rastreio e/ ou sensibilização. A afluência a estas acções variou mas não foi muito elevada. O público que beneficiou destas foi diversificado, entre celíacos, familiares e amigos, pessoas com suspeita de DC e público geral com curiosidade acerca da situação e da DC.

Embora esta tenha sido uma boa oportunidade de divulgação da DC e contacto com um público diversificado, houve alguns “contratempos” entre os colaboradores da APC e a segurança do Continente dada a falta de informação que estes tinham acerca da nossa presença e as funções que se iriam desempenhar. Dadas estas complicações e na tentativa da sua resolução, algumas acções iniciaram com ligeiro atraso, sendo que uma delas foi mesmo impossível de ocorrer. Lamentamos este facto mas salientamos o empenho e profissionalismo, na maioria dos casos, dos funcionários do Continente para a resolução da questão.

De salientar ainda foi a possibilidade de contacto entre si das pessoas que usufruíram destas acções, havendo partilha de histórias e de experiências. Algumas das histórias e experiências levantam a questão da falta de informação ou actualização médica acerca da DC que muitas vezes prolonga o mal-estar da pessoa, prejudicando a sua qualidade de vida. Assim, continuamos a apelar para a partilha destas experiências de forma a ser possível identificar aspectos e situações importantes de intervenção da APC para que se possa melhorar a assistência aos celíacos diagnosticados e tentar diminuir os celíacos sub-diagnosticados que comprometem a sua saúde e bem-estar a curto e longo prazo sem o saberem.

Sem comentários: