26/04/2010

No Glut - Pizza Alentejana SG

Cortesia de Bruno Marianito

E depois do EN de Lagos (com "reportagem" em breve aqui no Sem Espiga), foi altura de colocar em prática as técnicas aprendidas. No fim-de-semana foi, por isso, dia de Pizza com a massa feita na Bimby.

Para os que não conhecem a receita...


Ingredientes para a massa:

200g de água
50g de azeite
30g de levedura fresca
400g de farinha para pão SG (neste caso foi utilizada farinha da marca valpiforme)
1 colher de café de sal


Ingredientes para o recheio (como imagem apresentada):

Polpa de tomate guloso (indica no rótulo não conter glúten)
Fiambre Nobre Naturíssimos (aprox. 100gr)
1 pimento verde
1 queijo alentejano de meia cura
2 salsichas nobre naturíssimos
Oregãos q.b.


Modo de Preparação:
Coloque a água, o azeite e a levedura desfeita em bocadinhos no copo e programe 1 minuto, a 37ºC na velocidade 2. Junte a farinha e o sal. Amasse durante 2 minutos na velocidade espiga. Retire a massa do copo, coloque-a num saco de plástico e deixe levedar no mínimo 30 minutos. Estenda a massa numa forma de pizza. Com um garfo ou palito faça pequenos furinhos na massa e pincele-a com azeite. Cubra-a com a polpa de tomate, seguida de todos os outros ingredientes, excepto o queijo. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Deixe cozer durante cerca de 10 minutos. Abra o forno e coloque o queijo alentejano previamente fatiado sobre a cobertura da pizza. Deixe cozer mais 10 minutos (tempo regulável conforme o tamanho e a espessura da massa).




Bom Apetite!


P.S. Agradecemos às demonstradoras da Bimby todas as explicações facultadas ao longo dos inúmeros workshops e demonstrações e lembramos para aproveitar que os sócios da APC, ao adquirirem um destes robots de cozinha, estão a contribuir com cerca de 30€ para a nossa associação.
.
.

4 comentários:

Flor Gonçalves disse...

Boa Tarde
Tenho amigos que conhecem a bimbi e estão interessados em comprar uma, eu falei-lhe que a poderiam adquirir através da APC.
Será que me poderiam ajudar nesta questão?
Se sim, por favor agradecia um mail com o seu custo e forma de entrega.
Obrigado, Flor Gonçalves

Rita disse...

E como é que ficou esta massa, em termos de textura e sabor?

Ando para experimentar uma receita de pizza mas leva tanta coisa, polvilhos, amendoa, castanha, goma xantana.... esta parece bastante mais simples, compensa?

Sol disse...

Ficou óptima! É claro que nunca fica tão macia como a massa de pizza com glúten mas, ainda assim, ficou mesmo mt agradável! A massa não se "esfarelava" e sabia lindamente! A única diferença foi ser um bocadinho mais rija (mas isso tb foi culpa minha que gosto da massa mais tostada e deixei mt tempo no forno)!

Bjs,

Carmen

Rita disse...

Entretanto experimentei esta massa
http://diadadonadecasa.blogspot.com/2010/05/pizza-swet-sweet-pizza.html Fica bem macia mas o sabor também não é como a "normal" mas gostei bastante(eu não gosto muito de usar as misturas de farinhas de compra porque as coisas não me costumam sair muito bem, não percebo!.