02/06/2011

Dia do Celíaco - Piquenique


No passado sábado, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Celíaco, a APC Jovem organizou um piquenique no Jardim da Gulbenkian com o objectivo de assinalar o nosso dia, incentivando a comunidade celíaca a conviver de uma forma diferente e mais descontraída.
Ao apelo feito pelo blog, newletter da APC e página no Facebook responderam afirmativamente apenas duas famílias. Possivelmente a instabilidade meteorológica afastou alguns dos participantes mas a falta de adesão faz-nos questionar como poderemos tornar as nossas iniciativas mais apelativas. Mais uma vez apelamos aos nosso leitores para que comentem este post com as possíveis causas para a falta de participantes e/ou que tipo de iniciativas seriam mais aliciantes.
Num início de tarde onde o sol espreitava de forma tímida, a Frederica e a mãe Susana foram as primeiras a chegar cheias de boa disposição. Mais tarde juntou-se a família Oliveira que com os seus dois rapazes trouxe mais animação. Entre conversas sobre as dificuldades das escola para proporcionarem refeições seguras, dicas de cozinha e de produtos isentos a histórias engraçadas, fomos passando a tarde. Ainda ao longo desta, a chuva marcou a sua presença mas pudemos continuar no local a desfrutar da companhia. De registar que na "mesa" marcaram presença rissóis de camarão e carne, saladas diversas, mini-folhados de salsicha, sandes diversas, bacalhau com natas, pizza, creme de abacate e ainda um saboroso bolo de chocolate. Foi uma mesa farta de comida e boa disposição! Um grande obrigado aos presentes. E tal como comentámos no final do piquenique, vamos aproveitar a energia de quem quer colaborar para criar mais iniciativas. Estejam atentos!


De sublinhar a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian, que nos autorizou e incentivou a utilização do seu espaço para fazer o piquenique, convidando os leitores a visitarem este Jardim de Lisboa.

João Rocha

5 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais pensei, muito sinceramente que a adesão fosse maior. No meu caso, nao foi, porque a distância não é favoravel e como foi a penúltima semana de aulas houve Muito trabalho e eu nao tinha mesmo disponibilidade, com muita pena minha.

Beijinhos, Marisa!

Lucente disse...

Penso que o problema não são as vossas iniciativas não serem apelativas, são-no, por certo, e aí estaríamos se vívessemos em Lisboa. Infelizmente o problema ainda é a mentalidade do português sempre a olhar para o seu umbigo, a esquecer que a união faz a força. É como naquela música dos Deolinda, "vão andando que eu já vou lá ter"...
Estes encontros e eventos são comuns entre celíacos nos EUA, o que muito contribui para a visibilidade que a DC vai tendo por lá. Continuem o bom trabalho!

Mian Ru disse...

olá!! fico com pena de só tere aparecido essa malta. num futuro virá mais gente,vão ver. quanto a mim, que vivo bem perto da gulbenkian, não consegui ir por causa de uns prazos apertados que tinha para a faculdade. foi com pena que não fui.
Para a próxima podem contar com a minha tarte de pêras com chocolate e bolo de abóbora, tudo sem glúten claro. kisses!!

Anónimo disse...

tenho um filho com 10 anos que é celíaco e gostaria de participar em mais iniciativas destinadas a promover o convívio entre todos os celíacos e suas familias e amigos. No entanto a vontade cai quando se vive a mais de 200km de Lisboa.

Anónimo disse...

Como já foi aqui dito, de facto, o problema não são as iniciativas mas sim a distância.
Eu estava a ponderar ir, até porque nunca partecipei num encontro destes e tinha muita vontade, mas a distância falou mais alto (sou de Leiria).
Beijos, Ana