O terceiro dia começou com um dos momentos mais esperados do evento, a eleição da nova direcção da CYE. Depois de dois mandatos (4 anos), a direcção tinha obrigatoriamente que mudar, pois a idade de dois dos elementos (Michaela Hahn e Anita van Schieveen) era superior ao permitido para integrar os corpos sociais da organização jovem. Conjuntamente com Hanna Koponen, formaram uma equipa de trabalho muito sólida e dinâmica, daí a expectativa redobrada sobre quem ocuparia os lugares da direcção. Apenas para a posição de Project Manager houve mais que um candidato. Desta forma, Hanna Koponen transitou da última direcção, mas agora para ocupar a posição de General Coordinator, Francesco Valitutti foi eleito para Project Manager, tendo disputado a eleição com o Filipe Gomes (actual colaborador da APC e da APC Jovem) e Alexander Schmidt para Financial Manager. Esta nova equipa tem um grande desafio pela frente mas a permanência da Hanna na direcção, e agora com maiores responsabilidades, parece ser um bom indicador para a continuação do trabalho desenvolvido nos tempos recentes. No final da manhã, deslocamo-nos até à Ciudad de la Justicia, onde se realizou a conferência científica da AOECS e onde assistimos a diversas apresentações dentro da temática Integração Social e Direitos da pessoa com Doença Celíaca.
(Alexander Schmidt, Hanna Koponen, Francesco Valitutti)
Na parte da tarde, revimos os aspectos abordados no dia anterior sobre o projecto do próximo ano e concluímos os objectivos e calendarização dos mesmos. Antes da sessão de avaliação da Conferência pelos delegados, houve ainda tempo para a apresentação da visita de estudo feita pela cessante direcção CYE ao grupo jovem da EFCCA (European Federation of Crohn’s & Ulcerative Colitis Associations), sendo lançado o desafio de aproximação aos respectivos grupos jovens nacionais (proposta a ser analisada pela APC Jovem).
Para culminar da melhor forma os magníficos dias de Conferência em Valência, tivemos o privilégio de assistir a uma sessão de fogo de artifício seguida de um jantar de gala no moderno e muito bonito Palau de Les Arts Reina Sofia. Foi sem dúvida alguma a melhor maneira para encerrar estes quatro dias de trabalho, troca de experiências e convívio. Foi importante a participação da APC Jovem na Conferência CYE, pois pudemos mostrar o trabalho que temos desenvolvido, ter uma participação activa na planificação dos projectos da CYE, aprender com os diferentes grupos jovens europeus (de destacar a vontade de uma maior colaboração com o grupo espanhol - FACE Joven) e aumentar a rede de contactos internacionais.
2 comentários:
Uma maior colaboração dos jovens celíacos em que sentido?
Caro anónimo,
Quando falamos numa maior participação dos jovens celíacos, estamos a referir-nos à colaboração com a APC Jovem, de várias formas, por exemplo, propondo um grupo de trabalho na sua área de residência, encontrando contactos e organizando encontros (almoços/jantares verdes ou outros), propondo projectos ou colaborando nos que estão em curso. Normalmente, é este o apelo que fazemos nos Encontros Nacionais e aqui no blog, mostrando sempre que a força de uma associação passa obrigatoriamente pelas pessoas que nela trabalham.
Vanessa Domingos
APC Jovem
Enviar um comentário