28/08/2010

Summercamp 2010 - Hungria (Parte III)


A sexta-feira ficou marcada pelo mau tempo que nos acompanhou ao longo do dia e que tornou impossível uma visita mais prolongada ao lago Balaton. A manhã foi de programa livre e o grupo dividiu-se entre descansar até mais tarde, passar mais algum tempo no wellness oferecido pelo hotel e a visita ao lago de Héviz. A parte da tarde foi de viagem até Budapeste com uma ligeira paragem para observar o lago Balaton. Chegados de novo à capital e com um tempo mais agradável, encontrámo-nos com a direcção da CYE. A amizade iniciada no ano anteiror e o trabalho de conjunto que temos feito desde então foram tópicos para uma excelente conversa. A noite ficou marcada por uma grande festa onde mais uma vez os celíacos mostraram o quanto jovens/normais/diferentes são com largas horas de dança e convívio pela noite dentro.

O dia seguinte iniciou-se com o workshop CYE, onde registámos com enorme satisfação a referência feita ao nosso Sem Espiga, como exemplo de trabalho a ser denvolvido pelos grupos de jovens europeus. Uma motivação extra para continuação do trabalho que temos efectuado. De realçar ainda a curiosidade demonstrada por alguns jovens em saber mais sobre o nosso blogue. Pudémos ainda assistir a uma apresentação da associação de celíacos húngara. Com a parte da tarde de programa livre, os jovens dividiram-se entre o descanso e conhecer um pouco mais de Budapeste. Para a noite estava programado o jantar final no restaurante Piknik Huszar, situado na zona histórica de Budapeste, local ideal para celebrar esta semana inesquecível com um apetitoso jantar, seguido de um divertido serão de karaoke.



O domingo ficou reservado para as despedidas. Ao longo do dia, os jovens foram partindo com a tristeza do momento mas com memórias muito boas e com promessa de continuaço das ligações estabelecidas. Mais uma vez comprovou-se ser este o evento principal de encontro de jovens celíacos a nível europeu. A oportunidade de fazer novos amigos, podendo descobrir ainda uma nova cultura e sem preocupações com a comida é de facto uma situação singular. Estejam atentos às informações sobre a próxima edição, onde esperamos contar com uma maior participação portuguesa!




2 comentários:

Unknown disse...

Maravillosos !
Enhorabuena !
un beso
sonia

famalap disse...

Gracias por contar la experiencia y animar a TODOS los jóvenes a que disfruten del SUMMER CAMP.
Mi hijo aún le quedan 4 años para poder ir, pero desde luego que le animaré a que vaya, sea dónde sea.

¿Los lugares dónde comísteis, dan comidas sin gluten con normalidad? Es por apuntar las direcciones por si un día vamos a Hungría de vacaciones.

Un saludo y si conocíste a algún español, dile que nos cuente su experiencia en los foros sin gluten.
Marisa