28/08/2010

Summercamp 2010 - Hungria (Parte III)


A sexta-feira ficou marcada pelo mau tempo que nos acompanhou ao longo do dia e que tornou impossível uma visita mais prolongada ao lago Balaton. A manhã foi de programa livre e o grupo dividiu-se entre descansar até mais tarde, passar mais algum tempo no wellness oferecido pelo hotel e a visita ao lago de Héviz. A parte da tarde foi de viagem até Budapeste com uma ligeira paragem para observar o lago Balaton. Chegados de novo à capital e com um tempo mais agradável, encontrámo-nos com a direcção da CYE. A amizade iniciada no ano anteiror e o trabalho de conjunto que temos feito desde então foram tópicos para uma excelente conversa. A noite ficou marcada por uma grande festa onde mais uma vez os celíacos mostraram o quanto jovens/normais/diferentes são com largas horas de dança e convívio pela noite dentro.

O dia seguinte iniciou-se com o workshop CYE, onde registámos com enorme satisfação a referência feita ao nosso Sem Espiga, como exemplo de trabalho a ser denvolvido pelos grupos de jovens europeus. Uma motivação extra para continuação do trabalho que temos efectuado. De realçar ainda a curiosidade demonstrada por alguns jovens em saber mais sobre o nosso blogue. Pudémos ainda assistir a uma apresentação da associação de celíacos húngara. Com a parte da tarde de programa livre, os jovens dividiram-se entre o descanso e conhecer um pouco mais de Budapeste. Para a noite estava programado o jantar final no restaurante Piknik Huszar, situado na zona histórica de Budapeste, local ideal para celebrar esta semana inesquecível com um apetitoso jantar, seguido de um divertido serão de karaoke.



O domingo ficou reservado para as despedidas. Ao longo do dia, os jovens foram partindo com a tristeza do momento mas com memórias muito boas e com promessa de continuaço das ligações estabelecidas. Mais uma vez comprovou-se ser este o evento principal de encontro de jovens celíacos a nível europeu. A oportunidade de fazer novos amigos, podendo descobrir ainda uma nova cultura e sem preocupações com a comida é de facto uma situação singular. Estejam atentos às informações sobre a próxima edição, onde esperamos contar com uma maior participação portuguesa!




25/08/2010

Summercamp 2010 - Hungria (Parte II)

O terceiro dia do Summercamp iniciou-se com uma longa viagem até Pécs, onde a maioria dos jovens aproveitou para pôr o “sono em dia”, que a noite anterior tinha sido longa. Chegámos pela hora de almoco e foi com alguma surpresa que descobrimos a beleza da praça principal da cidade, prometendo bastante para os dias seguintes. Depois do almoço no hotel Palatinus (onde também ficámos hospedados), foi altura da visita guiada pela cidade, destacando-se nesta a mesquita e o castelo.



Mais tarde fomos à descoberta de uma das zonas de produção de vinho mais conhecidas na Hungria – Villány. Podemos então visitar algumas das adegas locais e degustar algumas amostras de diferentes vinhos, finalizando a nossa presença com um jantar num restaurante local. Numa refeição marcada pelos fortes sabores, a opinião dividiu-se quanto ao agrado pela comida. De destacar a simpatia dos trabalhadores do restaurante que depois de uma visita à adega onde produzem o seu vinho, explicaram de forma demorada as qualidades dos diferentes vinhos servidos.



Para o dia seguinte estava programada uma visita à fábrica Gluténmentes BT. que apenas fabrica produtos sem glúten e uma tarde no centro de wellness e banhos termais do hotel onde estaríamos instalados. De certa forma foi surpreendente a visita à fábrica porque para além de constatarmos as excelentes instalações e o elevado grau de modernidade da linha de produção, fomos ainda agraciados com uma simpática refeição onde provámos as diferentes pastas que fabricam bem como uma imensa variedade de doçaria também produzida ali, todas com uma excelente qualidade. Um verdadeiro exemplo de empreendorismo de um negócio familiar que prosperou.




Chegados ao hotel Helios Hévíz, aguardávamos uma tarde relaxante. Acesso livre por todas as instalações termais de wellness do hotel onde estavam incluídas piscina exterior, interior, sauna, jacuzzi, etc. Mais um excelente momento deste Summercamp e onde pudemos descontrair com os novos amigos. O jantar foi de elevada qualidade com um servico de buffet com bastante oferta. Uma grande refeição para preparar um dos momentos que acontece em todos os Summercamps – noite internacional. Desde quizz norueguês e finlandês, breve improvisação checa, “Festival da Canção Alemão”, dramatizações austríacas e suíças e caricaturas espanhola e italiana das suas culturas, assistiu-se a uma animada e divertida noite. Portugal foi representado através de uma amostra musical de alguns dos seus mais importantes artistas.

21/08/2010

Sumercamp 2010 - Hungria (Parte I)

Foi num típico dia de Verão que se iniciou mais um Summercamp, desta vez na capital da Hungria, Budapeste. Com a maior participação de sempre (66 jovens) e numa das mais belas cidades da Europa, as expectativas eram elevadas. Alguns dos participantes aproveitaram o fim-de-semana que antecedeu o evento para chegar mais cedo à cidade, mas a maioria chegou mesmo no dia 2 de Agosto. Foram 18 os países representados no encontro, sendo de notar a forte presença espanhola, com 16 jovens. Com um grupo alargado estiveram também Itália, República Checa, Alemanha, Finlândia e Eslovénia. Os restantes países, entre os quais Portugal, tiveram entre 1 e 3 participantes. Estes primeiros momentos forma marcados pelos reencontros dos amigos feitos em edições anteriores e pelas primeiras apresentações entre quem não se conhecia.


O início oficial do Summercamp 2010 deu-seu com um passeio turístico de autocarro panorâmico pelas principais artérias da cidade, com paragem na Citadella para contemplar a cidade e o Danúbio. Uma segunda paragem foi feita no restaurante Fonógraf, onde tivemos a primeira refeição na sua espaçosa esplanada. Já com a noite presente, os mais afoitos foram descobrir um pouco da "noite" de Budapeste, tendo oportunidade de desfrutar e participar numa animada sessão de dança tradicional húngara.


O segundo dia foi aproveitado para uma descoberta da cidade através de um rally paper na parte da manhã com programa livre à tarde. Depois de um dia pautado pelas caminhadas, chegou uma das refeições que é sempre aguardada com especial expectativa... "pizza party" na pizzaria Etna. Pudemos degustar três diferentes pizzas, todas elas com elevada nota de satisfação. Depois de uma excelente refeição, fomos dar um "pézinho de dança" numa das maiores discotecas da cidade que fez jus à sua fama e onde passámos momentos bem divertidos.

02/08/2010

Férias 2010


E mais uma vez o “Sem Espiga” vai a banhos, que é como quem diz, os jovens celíacos vão realizar uma pausa no seu trabalho no blogue. Voltaremos no dia 1 de Setembro com uma nova organização e muitas novidades (entre as quais gostaríamos que estivesse uma nova imagem. Algum voluntário entendido em design por aí?).

Entretanto relembramos que as férias sem glúten não têm que ser um drama. Talvez necessitem de uma maior planificação mas sabem, sem dúvida, muito melhor. É que quando alguma coisa exige de nós um esforço maior, cada resultado é uma conquista. E para além de viver sem glúten existe outra coisa que une os celíacos... Somos todos vencedores! Alguém duvida?

Boas férias, sempre Sem Espiga!