08/01/2010

Novos desafios


Com a entrada no novo ano, sentimos a necessidade de relembrar as actividades que desenvolvemos em 2009 e projectar aquilo que pretendemos fazer em 2010.

Sem dúvida que o nosso maior projecto é manter e melhorar o nosso blogue. Percebemos através do número de visitas que recebemos e por contactos com celíacos que esta é actualmente uma das maiores fontes de informação em português para quem é intolerante ao glúten. Na mesma medida que nos enche de orgulho, aumenta as nossas responsabilidades e por isso pretendemos continuar a aposta na dinâmica dos posts, bem como oferecer uma maior variedade temática dentro da DC. Nesta como em muitas outras iniciativas, por vezes, sentimos dificuldade em actualizar a informação fornecida devido à escassez de colaboradores. Reforçamos por isso, a disponibilidade de publicar o que nos for enviado, bem como a abertura para novos colaboradores. Esta dificuldade foi detectada como uma das maiores para desenvolver alguns dos projectos que temos em mente, daí estarmos a preparar uma iniciativa de modo a incentivar os jovens sócios da APC a uma maior colaboração connosco.

Sendo a nosso trabalho indissociável do da APC, registámos com orgulho a presença de elementos da APC/APC Jovem em três programas televisivos (“Mundo de Mulheres”, “Consigo” e “Portugal no Coração”) o que é um excelente indicador da maior visibilidade da DC. Ainda dentro da colaboração mais directa com a APC, estivemos mais uma vez na organização/ dinamização dos Encontros Nacionais (Vendas Novas/Vila Real) onde pudemos constatar uma maior adesão dos sócios, o que nos alegra e motiva para oferecer cada vez melhores momentos nestas alturas tao importantes para a comunidade celíaca. Aproveitamos para agradecer a receptividade da Raquel (Presidente da APC) às nossas iniciativas e ideias para os sócios da APC e ainda um especial reconhecimento à Rita (dietista da APC) pelo empenho que coloca ao serviço da nossa associação, que vai para além da componente profissional e que tem sido essencial para a execução das nossas ideias.

Registámos no último ano, a criação de uma delegação Norte da APC Jovem que aumentou a esfera de actuação do nosso grupo. Dentro dos nossos amigos nortenhos, é de realçar o Filipe que com as suas ideias e dinamismo tem ajudado o grupo a crescer em todos os sentidos e a Gina, uma ajuda imprescindível nos eventos organizados a Norte. Desta forma, no passado ano assistimos a jantares verdes tanto a Sul como a Norte, bem como a convivios no dia internacional do Celíaco e ainda encontros informais em Viseu e Braga. Esta será uma ideia a explorar em 2010, em que convidamos os celíacos a encontrarem- se em cidades ao longo de Portugal para se conhecerem e partilharem a oferta de estabelecimentos que estao sensíveis à DC e que gostavam de colaborar na comercialização de refeições/produtos sem glúten. Esta iniciativa é de capital importância para outro dos nossos projectos de um guia para celíacos, onde se pretende entre informações gerais sobre DC, produtos e “dicas”, compilar os estabelecimentos “verdes” que estejam familiarizados com as particularidades da nossa dieta.

A nível internacional, a APC Jovem elegeu um novo representante na CYE (João) e está envolvida no projecto “just go” que pretende ajudar os celíacos que pretendam desenvolver actividades prolongadas em países estrangeiros. Também estivemos presentes no maior evento da CYE, o Summercamp, que este ano se realizou em Berlim. Infelizmente, tivemos que abdicar da organização do próximo Summercamp, optando pelo estabelecimento de uma parceria com o grupo espanhol que deverá resultar num acampamento ibérico no Verão de 2010, entre outras formas de colaboração.

A APC Jovem encontra-se com vários projectos em curso, e poderá alcançar de uma forma mais sustentada os seus objectivos se contar com uma maior colaboracao de quem representa. Participa e junta-te a nós. Tens sempre o nosso e-mail como forma de comunicar connosco (semespiga@gmail.com) e, através dele poderás dizer de que forma gostarias de / tens disponibilidade para ajudar.

Um excelente ano e sempre SEM ESPIGA!

2 comentários:

Filipe Gomes disse...

Por vezes temos boas surpresas.
Há uns dias voei com a TAP do Porto para Varsóvia. Na compra do bilhete pedi ao meu agente de viagens que requisitasse uma refeição sem glúten. No aeroporto do Porto disseram-me que o pedido não estava registado e, dado que eu fazia escala em Lisboa, deveria perguntar lá se seria possível fornecerem-me uma refeição SG.

Quem me atendeu em Lisboa não só estava bem informada sobre a DC (através de uma amiga recentemente diagnosticada), como fez todos os possíveis para que eu tivesse esta refeição. E de facto, graças à sua gentileza e da equipa de catering, recebi-a.

A TAP oferece refeições sem glúten (não sei se em todos os voos... este era de 4 horas), que devem ser pedidas até 24 horas antes.

Anónimo disse...

Filipe, obrigado pela informação. Já desisti de viagens por não saber que se pode reservar refeições sem glúten.
PS: Agradecia que publicassem mais informações sobre o acampamento ibérico deste Verão.